quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Defesa Civil de Queimados promove curso de capacitação de brigadista voluntário para militares do exército brasileiro


Conteúdo abrange aulas práticas e teóricas sobre Primeiros Socorros, Conteúdo de Prevenção e Combate a Incêndio. Carga horária é de 40 horas 

Leandro Machado - As forças municipais e militares unidas em prol do bem comum da sociedade. Este é o principal objetivo do Curso Básico de Brigadista Voluntário para Militares (CBBV) que está sendo realizado até a próxima sexta-feira (15), no Depósito Central de Munições - (DCMUN) - Unidade do Exército Brasileiro, localizada no município de Paracambi, na Baixada Fluminense. A ação é ministrada por agentes da Defesa Civil de Queimados e tem como conteúdo principal a Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação nos momentos de desastres. Os ensinamentos contam com aulas práticas e teóricas e têm carga horária de 40 horas.

Ao todo, são 29 militares de todas as patentes estão inscritos no curso de capacitação. Outro tema importante abordado no curso é como o Exército Brasileiro pode apoiar as secretarias municipais de Defesa Civil, nos momentos de Prevenção e de respostas aos desastres naturais.  Temas como Primeiros Socorros, Conteúdo de Prevenção e Combate a Incêndio também serão abordados.

O curso acontece desde a última segunda-feira (11) e também visa uma troca de experiência entre a Defesa Civil e o Exército. O secretário da Pasta, Davi Brasil, destacou a importância da interação entre os órgãos para consolidar conceitos aos agentes militares: “Estamos dividindo conhecimentos com o exército. Nós temos muito a passar pra eles e, ao mesmo tempo aprender. Certamente são agentes com experiência comprovada e têm muito a contribuir com a população nos momentos de desastres”, ressaltou.

Ao todo, quatro agentes da Defesa Civil de Queimados participam do curso. O responsável por ministrar o curso é o agente André Faria. Ele ressaltou que a experiência dos militares em momentos emergenciais os torna motivadores em potencial sobre o tema: “Posso citar vários meios, mas um exemplo é que, em se tratando de uma instituição que tem a facilidade de montar um abrigo temporário, torna-se de grande utilidade para preparação de abrigos temporários, montagem de barracas para apoio a vacinação da população atingida por desastres diversos”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.