quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Tuberculose é tema de palestra em Queimados

Transmissão, sinais e sintomas, diagnósticos e tratamento da doença foram os assuntos abordados. Ação também contou com distribuição de folhetos informativos

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma palestra educativa sobre a importância da prevenção da Tuberculose. A forma de transmissão, sinais e sintomas, diagnósticos e tratamento da doença foram alguns dos assuntos abordados. O evento aconteceu na Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, no bairro Valdariosa e reuniu cerca de 40 moradores. 

Uma panfletagem informativa também marcou a atividade. O objetivo da ação era de alertar a população sobre os sintomas, transmissão, diagnóstico, a importância de concluir o tratamento e onde procurar ajuda médica específica no município. 

Foto: Thiago Loureiro
A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, esteve presente na ação e falou sobre a importância da orientação sobre a Tuberculose. “Todos precisam saber sobre a doença, como prevenir, quais são os sintomas e onde procurar ajuda. Por isso, realizamos palestras como essas, para guiar a população e ajudá-los a prevenir problemas futuros”, declarou. 


O município tem um centro específico para tratamento da Tuberculose, localizado no bairro Fanchem, só no primeiro semestre deste ano o programa já atendeu cerca de 300 moradores, entre sintomáticos e os diagnosticados com a patologia. Destes, 50 já foram curados e liberados pelo programa, que existe há mais de 10 anos na cidade. 

Foto: Thiago Loureiro
A Chefe responsável pelo Programa de Controle de Tuberculose, Vanderléia Moreira, explicou para os moradores sobe como identificar os primeiros sintomas da doença e fez a coleta de escarro no local para fazer o exame. “Se a pessoa tiver tosse por mais de 3 semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno, é essencial que procure o médico para o exame e a partir do resultado fazer o acompanhamento”, disse.

Foto: Thiago Loureiro
Dona Francisca da Costa, 73 anos, moradora do bairro Valdariosa, teve Tuberculose em maio de ano passado e falou sobre a importância da palestra para ela. “Antes de ter a doença, não tinha orientação nenhuma, depois que fiz todo o acompanhamento médico eu aprendi muitas coisas. Então, todos precisam saber sobre como prevenir, quais são os sintomas, assim evitam muitas coisas”, concluiu.


A doença e onde tratar 

A Tuberculose é uma doença causada por uma infecção de Bacilo Koch (BK), que pode ser transmitida quando uma pessoa já infectada tosse, fala ou espirra em um local fechado.  De acordo com Vanderléia " Quando o resultado do exame for positivo, isso significa que essa pessoa não pode ficar em um local fechado, pois todos em sua volta poderão ser atingidos”, alerta. 


Para ter acesso ao tratamento, basta comparecer ao Centro Municipal de Controle da Tuberculose, localizado na Rua Camilo Cristófano, n° 100, próximo à 55º DP (Queimados), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 2665-7713.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.