Agentes da Prefeitura colaram 250 adesivos em carros e motos a fim de conscientizar motoristas sobre a importância da direção defensiva
Equipe da Semusttran promove ação na Praça N.S da Conceição |
Leandro Machado - Os acidentes de trânsito ainda estão entre os maiores motivos de morte no Brasil e a maioria deles é causado pela imprudência. Com o objetivo de conscientizar motoristas e motociclistas, a Prefeitura de Queimados deu início nesta terça-feira (19) às comemorações alusivas à Semana Nacional do Trânsito. Agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito realizaram um “adesivaço” próximo ao semáforo localizado na altura da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
Secretário Antônio Almeida participa do evento |
As ações de conscientização e o maior rigor nas leis de trânsito têm surtido resultado positivo para o município. Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), em Queimados, nos primeiros sete meses de 2017, foram registrados 97 casos de lesões corporais decorrentes de acidentes de trânsito e quatro pessoas morreram por causa da mesma situação, uma queda em média de 50 % em comparação ao mesmo período no ano passado, que registrou 184 lesões corporais e nove homicídios culposos.
Cerca de dez agentes da Secretaria Municipal de Trânsito participaram da ação e colaram mais de 250 adesivos da campanha nos automóveis. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, alertou para a necessidade de mais atenção na hora de dirigir: “Na verdade, acredito que somente a conscientização pode mudar esta dura realidade. Com o aumento dos aparelhos celulares, por exemplo, muita gente divide a atenção com as redes sociais e aí está uma mistura que pode ser fatal”, alertou.
Motoristas receberam conscientização no trânsito |
Durante toda a manhã, sempre quando o sinal ficava vermelho, uma faixa com o tema da Semana Nacional do Trânsito deste ano era estendida: “Minha escolha faz a diferença no trânsito – Faça sua parte e o torne mais seguro”. Não apenas motoristas comuns eram abordados. Profissionais de transportes de passageiros, como taxistas e mototaxistas, também foram alvo dos agentes e, a cada conversa, a certeza de que se pode fazer um pouco mais.
Moradores aprovam iniciativa
Seu Francisco Baltar (d) aprovou a campanha |
E esta consciência é notória no militar Francisco Baltar, de 55 anos, morador do bairro Flesman. Ele é deficiente físico e é motorista autorizado, mesmo assim, discursa que há muita coisa para melhorar no trânsito: “Essas ações são importantíssimas, pois está a cada dia mais difícil dirigir. As pessoas não respeitam mais as leis e é aí que acontecem os acidentes que podem ser fatais. Por exemplo, é cada vez mais raro encontrar vagas para carros de deficientes disponíveis”, destacou.
Taxistas e mototaxistas também foram alvo da ação |
As ações têm continuidade nesta quarta-feira (20). Em parceria com o Detran, a secretaria vai levar a cerca de 60 alunos da Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, no Centro, a importância da educação no trânsito. O destaque fica por conta de uma aula interativa, onde haverá a apresentação de filme e ensinamentos lúdicos sobre regras de trânsito e o uso da música. Agentes do Detran também apresentarão aos alunos cantigas referentes ao tema, além do ensinamento da coreografia do sobre as cores do semáforo, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.