quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Destacamento do Corpo de Bombeiros de Queimados completa um ano de funcionamento com números expressivos de atendimentos


Unidade já foi acionada 497 vezes desde quando foi inaugurada. Colisões lideram o ranking de chamados com 181 ocorrências

Leandro Machado - O Prefeito Carlos Vilela participou, na tarde desta quarta-feira (27), da comemoração de aniversário de um ano de funcionamento do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Queimados, realizada na sede da unidade. Desde quando foi inaugurado, em 20 de setembro do ano passado, o órgão já registrou 497 atendimentos, sendo o último deles um princípio de incêndio numa vegetação no bairro Vista Alegre. Em menos de 15 minutos do chamado, os agentes já estavam no local, agilidade essa que hoje é comemorada pelos moradores que aprovam a chegada da unidade militar à cidade.

A intervenção da Prefeitura de Queimados, na época responsável pela reforma do prédio onde funciona o posto avançado,  foi fundamental para a chegada do Destacamento ao município.  Os dois órgãos também caminham lado a lado na execução de projetos educacionais em escolas e bairros do município.

Os dados oficiais contabilizados até agosto deste ano mostram que os acidentes automobilísticos são os principais motivos de ocorrências com 181 colisões, seguido por fogo em vegetações (68), salvamento animal (60), salvamento de pessoas (57), incêndios (47), fogo em veículos (32), busca de cadáveres (20), fogo em vias públicas (16), desabamentos (12) e capotagem (4).

O Destacamento do Corpo de Bombeiros de Queimados, também atua em parte dos bairros de Austin, em Nova Iguaçu, e Engenheiro Pedreira, em Japeri, que fazem divisa com o município. Atualmente, conta com 30 agentes que se dividem em quatro alas de serviço com atendimento 24 horas por dia. A unidade tem dois pavimentos com 448,81 metros quadrados de área construída e conta com duas viaturas - um ABS (Auto de Busca e Salvamento) e um AR (Auto-Rápido).

Moradores aprovam trabalho do Destacamento

Quem já precisou de socorro, elogia e aprova o destacamento na cidade. É o caso do aposentado Antônio da Silva Fernandes, de 75 anos, que passou por um sufoco no mês passado quando acordou com um cheiro forte de gás em casa e ficou desesperado, pois toda a família estava no interior da residência. “Foi um susto muito grande. Cheguei a temer pela minha vida e dos meus filhos. Ainda bem que temos uma unidade dos Bombeiros aqui em Queimados e tudo terminou bem”, destacou.

De acordo com o Comandante do Destacamento de Queimados, Carlos Mohr, a diminuição do tempo nas ocorrências e o trabalho de prevenção realizado em parceria com a prefeitura  foram as grandes conquistas adquiridas neste primeiro ano de funcionamento da unidade. “O Corpo de Bombeiros foi inaugurado no meio de uma grave crise financeira e política e, ainda assim, o estado, unindo forças com o município, conseguiu trazer um destacamento para Queimados. Conseguimos diminuir bastante o tempo de resposta e temos realizado vários projetos educativos em parceria com a Defesa Civil, Ambiente e Cultura, por exemplo”, destacou.

 O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destacou a importância dos bombeiros para a cidade e os benefícios da parceria da instituição com a prefeitura: “Toda a população está satisfeita. Ter uma unidade dos Bombeiros em nossa cidade agiliza o atendimento e sabemos que vidas podem ser salvas por causa de minutos. Nós do Governo Municipal mantemos uma relação muito boa e, através de nossas secretarias, estamos somando forças em favor da cidade. Parabéns a todos os agentes pelos serviços prestados”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.