Inserção no mercado de trabalho e em programa habitacional e credencial para estacionamento são algumas das iniciativas promovidas pela prefeitura
Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ |
Rafaela Diniz - Criado com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi comemorado, na tarde da última quinta-feira (21), com um encontro promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, que reuniu a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e os munícipes atendidos por ela, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade.
Durante o evento, foi destacada a importância da luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, através dos vários benefícios que são de direito do deficiente. Entre eles: a primeira habilitação, colocação do deficiente no mercado de trabalho, habitação popular, com unidades adaptadas, através do programa Minha Casa, Minha Vida e a credencial para estacionamento da pessoa com deficiência, todos oferecidos pela Prefeitura de Queimados, através de encaminhamento pela Coordenadoria que tem à frente, a deficiente física, Sirlene Marquiori.
Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ |
Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ |
Histórico de lutas e muitas conquistas
A defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Queimados teve início no ano de 2009, com a criação de uma assessoria, junto à Secretaria de Direitos Humanos e a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Queimados – COMDEPEDE. Em função das políticas públicas desenvolvidas pela assessoria para a pessoa com deficiência, no ano de 2013 criou-se a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, junto a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania.
Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ |
Além dos serviços prestados exclusivamente à pessoa com deficiência, a coordenadoria desenvolve atividades ligadas à luta dos direitos da pessoa com deficiência nas três esferas, como: a Conferência Municipal, Participação na criação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI – nº 13.146/2015) e participação em eventos diversos que têm como pauta as Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência. Devido ao trabalho desenvolvido no município, a coordenadoria foi indicada ao Prêmio nobre da política de Inclusão brasileira, tendo alcançado o oitavo lugar no ranking nacional.
A Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência atende a todas as deficiências: visual, física, intelectual e auditiva, como também a todas as pessoas com doenças crônicas, com encaminhamento a diversos serviços. Quem deseja sanar dúvidas, dar entrada em solicitações ou tratar sobre qualquer assunto relacionado à pessoa com deficiência, pode comparecer à sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, na Rua Otília, 1.495 – Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.