sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Queimados comemora Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e se destaca pelo trabalho de inclusão

Inserção no mercado de trabalho e em programa habitacional e credencial para estacionamento são algumas das iniciativas promovidas pela prefeitura

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Criado com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi comemorado, na tarde da última quinta-feira (21), com um encontro promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, que reuniu a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e os munícipes atendidos por ela, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade.

Durante o evento, foi destacada a importância da luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, através dos vários benefícios que são de direito do deficiente. Entre eles: a primeira habilitação, colocação do deficiente no mercado de trabalho, habitação popular, com unidades adaptadas, através do programa Minha Casa, Minha Vida e a credencial para estacionamento da pessoa com deficiência, todos oferecidos pela Prefeitura de Queimados, através de encaminhamento pela Coordenadoria que tem à frente, a deficiente física, Sirlene Marquiori.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Para o Prefeito Carlos Vilela é fundamental a promoção de políticas públicas de inclusão. “Hoje ainda vemos muito preconceito contra a pessoa com deficiência. Principalmente com as deficiências que não são visíveis, como a deficiência auditiva, por exemplo. Nosso compromisso é, antes de qualquer coisa, respeitar a pessoa com deficiência e promover sua inclusão social. Por isso, temos uma coordenadoria específica para cuidar desse segmento com todo cuidado e atenção”, ressaltou.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Morador do bairro Valdariosa, Jorge Luiz, de 32 anos, sofreu um acidente aos 20 anos de idade e teve que amputar parte da perna esquerda e, a partir daí, sua vida mudou totalmente.  Segundo ele, foi através da Coordenadoria, que conseguiu aceitar sua deficiência. “Tinha muita dificuldade de aceitar que, naquele momento, minha vida havia mudado. A coordenadoria me ajudou bastante, consegui meu emprego através dela e tenho o passe de estacionamento. É complicado demais ser deficiente, sofremos muito preconceito. Às vezes, quando estou de calça, as pessoas discutem comigo, me dizendo que não sou deficiente porque minha prótese não fica aparente. Existem lugares que só posso ir de bermuda, para mostrar que realmente tenho a deficiência”, disse.




Histórico de lutas e muitas conquistas

A defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Queimados teve início no ano de 2009, com a criação de uma assessoria, junto à Secretaria de Direitos Humanos e a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Queimados – COMDEPEDE. Em função das políticas públicas desenvolvidas pela assessoria para a pessoa com deficiência, no ano de 2013 criou-se a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, junto a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Além dos serviços prestados exclusivamente à pessoa com deficiência, a coordenadoria desenvolve atividades ligadas à luta dos direitos da pessoa com deficiência nas três esferas, como: a Conferência Municipal, Participação na criação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI – nº 13.146/2015) e participação em eventos diversos que têm como pauta as Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência. Devido ao trabalho desenvolvido no município, a coordenadoria foi indicada ao Prêmio nobre da política de Inclusão brasileira, tendo alcançado o oitavo lugar no ranking nacional.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência atende a todas as deficiências: visual, física, intelectual e auditiva, como também a todas as pessoas com doenças crônicas, com encaminhamento a diversos serviços. Quem deseja sanar dúvidas, dar entrada em solicitações ou tratar sobre qualquer assunto relacionado à pessoa com deficiência, pode comparecer à sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, na Rua Otília, 1.495 – Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.