quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Queimados promove seminário para discutir relações étnico-raciais

Encontro voltado aos professores da rede municipal de ensino vai acontecer nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, no Teatro Metodista. Entrada é gratuita

Dine Estela: Com o tema: “Os Desafios da Construção Pedagógica entre Diálogos e Diferenças”, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai promover nesta quinta-feira (28) o primeiro seminário de educação e relações étnico-raciais, no Teatro Metodista (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu). O evento direcionado aos professores da rede municipal acontecerá das 8h às 18h30 e visa debater as temáticas da diversidade étnico- racial por uma educação inclusiva, o protagonismo do negro, dilemas, contradições e outros assuntos.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, o seminário faz parte de um amplo trabalho que vem sendo realizado na rede municipal de inclusão da Lei 10.639/03 que trata dos desafios da construção pedagógica nas relações étnico-raciais. “A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, questão que temos inserido durante todo este ano através de várias palestras e eventos com os professores e toda a comunidade escolar”, observou.

Programação completa

A mesa temática da manhã será composta pelos convidados: professora Alessandra Pio do Colégio Dom Pedro II que irá tratar do subtema: Diálogos para uma educação afrocentrada e Marlene de Oliveira, mestranda da UFRRJ,  que fará uma reflexão sobre a branquidade no cotidiano escolar. A mediadora será Lina Vasconcelos, subsecretária pedagógica Queimados, mestranda /CEFET. “Fizemos um planejamento para este ano, que envolve oficinas para professores, atividades de leitura com livros de autores negros, seminários, mostra pedagógica , atividades culturais e de pesquisa com personalidades negra”, acrescentou Lina.

Já na parte da tarde, a partir das 14h, acontecerá mais uma roda de debates com um relato de experiências sob o tema: Protagonismo Negro - Dilemas e Contradições com os convidados: Leandro Santanna, ator e produtor cultural, Sandra Marcelino, professora e doutoranda/PUC,  Mateus Pereira, estudante de medicina /UFRJ, Geisa Lopes, Engenheira Química/UFRRJ  e o Dr.º Eraldo Nilton de Carvalho, vereador e advogado/vice-presidente da OAB Queimados.  O mediador desta mesa será o mestrando/UFRRJ - Ozias Inocêncio. A partir das 18h, a jornalista da TV Brasil, Luciana Barreto, fecha a programação com o tema: Mídia e Racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.