Danças, apresentações musicais, almoço e até bolo fizeram parte da festa que também serviu para mostrar aos pais como as crianças estão se desenvolvendo na educação infantil
Dine Estela: Sair para trabalhar e ter onde deixar seu filho com segurança, sabendo que ele também estará recebendo educação e alimentação de qualidade e ainda gratuitamente é o sonho de toda mãe. Essa realidade já faz parte da vida das famílias do bairro São Jorge em Queimados que comemoraram na manhã desta quarta, 6, o aniversário de três anos da primeira creche municipal da cidade de Queimados. A primeira creche pública está localizada na Rua Weder, nº 5, Bairro São Jorge e funciona em horário integral, das 7h30 às 17h atendendo a 38 crianças de 2 a 4 anos.
Para festejar o aniversário da Creche Municipal Clotilde Lemos, a diretora Mônica Alves preparou uma série de atividades como dança, música, homenagens aos fundadores e, claro, o tradicional bolo de aniversário e um delicioso almoço oferecido para a comunidade, contou. “A comunidade nos ajuda muito para manter nossa creche sempre aconchegante para nossas crianças. Recentemente compramos TV para a nossa sala de recursos, pintamos toda a creche e sempre estamos promovendo atividades culturais e recreativas para as crianças”, acrescentou
Para a empregada doméstica Jaciara da Conceição que cuida de dois filhos sozinha, essa foi a única oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Saiu para trabalhar às 6h da manhã lá no bairro Jardim Botânico e só volto para a cidade depois das oito da noite. Se não fosse essa creche, não ficaria tranquila”, conta a mãe de Nathan Camelo, 4 anos.
Já a mãe de Sulamita Ariele de Souza, 3 anos, comemora o desenvolvimento social e educacional de sua filha. “Depois de entrar para a creche ela aprendeu a compartilhar os brinquedos e a respeitar mais as pessoas, além de já falar muito melhor e até identificar cores e alguns números”, conta Raisa de Souza, 23 anos.
Nem tudo é brincadeira na educação infantil
Nem tudo é brincadeira na primeira infância; estudos comprovam que nesta fase a criança precisa desenvolver as funções psicomotoras, cognitivas e sociais que irão colaborar para o seu aprendizado mais eficaz pelo resto de sua vida, já que o homem é o único animal que aprende o tempo todo. Este foi o objetivo das mostras de dança e teatro apresentados pelas crianças da creche, explicou uma das professora da creche, que fez uma dança no estilo carimbó com as crianças para mostrar a importância das funções psicomotoras na primeira infância e que como estas poderão ajudar futuramente na alfabetização. “Nesta atividade eles aprendem noção de espaço, movimentações mais complexas que irão ajudar até na hora de escrever suas primeiras palavrinhas”, explicou a professora Lídia Silva Candido de Souza Pomorole creche 4A. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são: o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensino médio, dos 15 aos 17 anos.
A importância de não pular fases
“As vezes achamos que nossos filhos já são muito inteligente e que podem pular fases, mas cada momento na vida educacional da criança é muito importante e tudo começa no jardim de infância”, analisou o secretário de educação, professor Lenine Lemos.
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Na educação infantil a criança aprende a lidar com os movimentos do seu corpo. Lembra daquela aula de estimulação? Pois é. Dentre outros objetivos, ela ensina como a criança deve se levantar, sentar, pisar e outras ações sem prejudicar a própria saúde. Aprende ainda movimentos ligados à escrita e à pintura, como a pinça.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
A partir daí, tendo esses movimentos trabalhados, já fica mais fácil ela começar a dar os primeiros passos no desenvolvimento cognitivo, pelo qual inicia a familiarização com as letras, por exemplo. Não é à toa que muitas salas de aula possuem um alfabeto bem colorido em suas paredes. Essa forma lúdica estimula a alfabetização.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
“Não podemos esquecer da importância da sociabilidade que é desenvolvida dentro dessa educação infantil. Nela, a criança começa a lidar com trocas, respeitar a presença do outro, a lidar com sensações”, explica a psicopedagoga Quezia Bombonato.
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