quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Espetáculo “A culpa é de quem?” é exibido em Queimados

Peça patrocinada pela CCR Nova Dutra propôs diálogo entre o mundo real e o virtual e foi encenada em duas sessões para alunos da rede pública municipal de ensino

Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes - A peça “A culpa é de quem?” foi apresentada nesta terça-feira (5), em duas sessões, no Teatro da Escola Municipal Metodista de Queimados. Com o roteiro de Fabrícia Vivas e Walter Seben, o espetáculo teatral infanto-juvenil foi encenado gratuitamente para os alunos do Ensino Fundamental da rede pública, propondo diálogo entre o mundo real e o virtual e o equilíbrio do uso da tecnologia nas relações interpessoais. 

Foto: Thiago Loureiro


A história começa com o inspetor da escola diante de um caso de bullying virtual dentro da sala de aula. Diante do acontecimento, ele sugere uma atividade bem diferente na sala de informática: uma viagem virtual para resgatar os valores perdidos naquele dia. Sugados pelo computador, os alunos deixam de ser usuários e se tornam os personagens da aventura cibernética, em que o grupo deve trabalhar com muita união para desvendar os enigmas dos valores como o amor, união e amizade.

O projeto, que já tem nove anos de duração e roda o Brasil de norte ao sul, foi fundado e patrocinado pela CCR Nova Dutra. Nas edições anteriores, o teatro tratava de assuntos como Meio Ambiente e Trânsito, mas depois da intensa presença da tecnologia nos lares e instituições, a empresa decidiu focar na questão do bullying virtual e redes sociais.

O ator Wilker Vivas, de 21 anos, acredita que o teatro por ter uma linguagem mais lúdica e poética, é capaz de dialogar  melhor e abrir a mente das crianças. “Eu entendo que a parte mais forte é a cultura. A mensagem é muito importante, mas passar o trabalho que a escola tem em cima de um palco, de forma completamente diferente, torna mais fácil abrir a mente da criançada. Como nós tratamos a era digital, nossa proposta é que eles entendam o que pode e o que não pode dentro da internet”, conta o ator.


Foto: Thiago Loureiro

A aluna Thaiane Monteiro, do 4º ano da Escola Municipal Professora Maria Coragem Pereira Xanchão, ficou empolgada e diz ter entendido o que a peça queria passar para os alunos. “Hoje eu aprendi como é importante respeitar as leis de trânsito e também a não fazer bullying com os amigos” , disse Thaiane, que tem 10 anos, ainda acrescentou: “Eu não perco nenhum passeio, sempre vou em todos. É sempre muito legal”

Foto: Thiago Lour
Para Jaqueline Lima, implementadora de leitura da Escola Municipal Luis de Camões, a peça é um complemento do que é ensinado na escola, ainda mais por tratar de um tema tão atual. “Sem dúvidas esse projeto dialoga exatamente com o que estamos trabalhando em sala de aula. É importante que a escola esteja tão preocupada em dar o acesso a esses alunos, que são moradores de áreas carentes da cidade. É empolgante que a escola oportunize esse tipo de atividade”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.