segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Prefeitura de Queimados encerra nesta terça-feira inscrições para 20 cursos gratuitos oferecidos em Centro de Artes e Esportes Unificados

 Mais de mil vagas estão abertas em diferentes áreas que abrangem a qualificação profissional e entretenimento. Sorteio público definirá contemplados

Marina Mendes - O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, localizado no bairro São Roque, amanheceu movimentado nesta segunda-feira (25). Centenas de pessoas compareceram ao local no primeiro dia de inscrição do projeto “Cultura em Ação”, desenvolvido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ao todo, mil vagas serão distribuídas em 20 oficinas de qualificação profissional e de entretenimento aos moradores. As inscrições se encerram nesta terça-feira (26) e no dia seguinte acontecerá o sorteio público, às 15h, para definição dos contemplados.

Foto: Thiago Loureiro
 As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h e a exigência é a apresentação de um documento original com foto e comprovante de residência. As opções são diversas e neste semestre conta com algumas novidades, como: Informática, inglês, confecção de Enfeites Natalinos, Padeiro, Lancheiro e Educação Cultural, além da fotografia, iniciação ao desenho, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, artesanato, ginástica, corte e costura com modelagem, canto, cinema, dança e teatro que já faziam parte da grade de atividades.

Com duração de dois meses, as oficinas já formaram e levaram mais de 2 mil moradores para o mercado de trabalho, o que é motivo de orgulho para o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa. “O nosso trabalho é para tirar os jovens da ociosidade e ocupar a mente deles através da arte e da educação, e nesse sentido, estamos alcançando a meta. Quem procura as oficinas está sendo muito bem atendido por aqui”, comemora.

O prefeito Carlos Vilela já pensa em acrescentar mais cursos até o final do ano, mas afirma que é importante também que os moradores fiquem ligados nas oportunidades. “Já conseguimos mais cinco cursos para o CEU que vamos divulgar em breve. Como morador do bairro São Roque fico muito feliz em ver esse espaço com tantas atividades para a nossa garotada. O conselho que dou é para que estejam atentos para não perder a oportunidade de crescer  profissionalmente”, disse.

Oferta variada atrai público de todas as idades

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do bairro São Roque, Maria Dias, de 59 anos, sempre trabalhou com salgados. Quando soube do curso de padeiro e lancheiro, imediatamente decidiu se inscrever. “Me inscrevi também no curso de Corte e Costura, mas o que eu estou mais  animada é com o de lanches, porque sempre trabalhei com isso. Quero me aperfeiçoar”, contou.

Foto: Thiago Loureiro
Para os jovens, geralmente os interesses são outros. Como é o caso de Nicole Sacramento, de 22 anos, que decidiu se inscrever no curso de Fotografia. “Eu sempre quis fazer fotografia e nunca tive como pagar um curso. Sei que não vou sair daqui já empregada, mas sei que é o início do caminho e uma grande oportunidade, uma porta que pode se abrir no futuro”, acredita.

Cada morador pode se inscreve em no máximo duas oficinas. O CEU fica na Rua Macaé, nº 430 - São Roque -  Queimados. Outras informações: (21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.