sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Dia Mundial Sem Carro é celebrado com panfletagem educativa em Queimados


Evento fez parte da Semana Nacional do Trânsito que será encerrada neste sábado com oficinas de pequenos reparos em bicicletas e aulas de iniciação de skate

Leandro Machado - Nesta sexta-feira (22), foi comemorado o Dia Mundial Sem Carros. Para lembrar a data, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, promoveu panfletagem de materiais educativos com motoristas, pedestres e ciclistas na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A programação referente à Semana Nacional do Trânsito será concluída neste sábado (23) com uma série de atividades para ciclistas e skatistas, a partir das 13h, no Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro São Roque. Tudo de graça!

Estão na programação a realização de oficinas básicas de orientação no trânsito, a de como fazer pequenos reparos em bicicletas e a de iniciação à prática do skate para crianças e adolescentes. Profissionais especializados também vão dar palestras e orientações sobre o tema: “O skate e o trânsito”, terá ainda a exibição do projeto municipal “Calçada Acessível”, que visa melhorar a acessibilidade dos pedestres e um passeio ciclístico até a Praça dos Eucaliptos, no Centro, para incentivar o uso de bicicletas na cidade.

As atividades contam com a parceria do ambientalista, Carlos Green Bike, que tem se destacado na luta pela prática da Mobilidade Urbana Sustentável no município. A programação ainda abrangerá atividades para toda a população, como aferição de pressão e oficina de circos para crianças.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, fez um balanço sobre as atividades municipais sobre a Semana Nacional do Trânsito e falou sobre a importância de instruir todos os meios envolvidos no tema: “Estamos durante toda a semana nas ruas de Queimados fazendo um trabalho muito importante de conscientização de todos e a receptividade foi muito boa. Alcançamos até as crianças e tenho certeza que foi uma ação muito importante para nosso trânsito. Incluímos os usuários de bicicleta e skates, afinal, queremos incluir todos”, disse.

Estímulo ao transporte sustentável

O município de Queimados conta atualmente com duas ciclovias, uma às margens do rio Camarim, no bairro Fanchem e outra no rio Abel, no Centro. Elas totalizam cerca de quatro quilômetros de extensão. Há projetos em andamento para a implantação de mais nove quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas para otimizar a mobilidade urbana em vias principais que ligam o centro aos bairros periféricos como: Estrada do Lazareto, Avenida Irmãos Guinle, Avenida Tinguá e Rua Dr. Pedro Jorge.

Já os skatistas contam com três pistas para suas atividades e manobras radicais, uma profissional (a maior da Baixada Fluminense), na Praça Dona Branca, uma na Vila Olímpica e outra no Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro São Roque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.