Prefeitura dá início no próximo domingo à série de atividades que vai proporcionar durante toda a semana lazer e conhecimento à população
Rafaela Diniz - Campanha de conscientização em plena feira livre, passeio ciclístico, mostra ambiental, palestras educativas, curso de reciclagem, coleta de óleo saturado e lançamento de duas novas unidades de conservação: A Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Das Fontes e Monumento Natural Municipal Bico-Doce. Essas são algumas das atividades preparadas pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que terá atividades socioeducativas espalhadas por toda a cidade de 04 a 10 de junho.
Além de aprender como preservar o meio ambiente, a diversão está garantida. A programação começa já no próximo domingo (4), a partir das 9h. Equipe da Secretaria de Ambiente estará reunida na feira de Queimados, dando início à semana de eventos, que fazem parte do programa ‘O Ambiente e Você’. Na ação, haverá distribuição de mudas, conscientização ambiental sobre coleta seletiva e destinação correta de óleo de cozinha usado, distribuição de material informativo sobre as Unidades de Conservação Ambiental do município, entre outras.
Ainda no domingo, acontecerá o ‘Pedala Queimados’, um passeio ciclístico pela cidade, que terá sorteio de brindes aos participantes. O ponto de partida será na Praça dos Eucaliptos, no Centro às 9h. Na segunda (5), a Área de Proteção Ambiental Luiz Gonzaga de Macedo (Horto Municipal) será aberta ao público para visitação, além de ter ao longo do dia palestras, exposições e plantio de mudas.
Na terça-feira (6), a partir das 14h, será a vez da palestra ‘Protetores da Natureza’, apresentada pelo Engenheiro Ambiental, Alex Barbosa e em seguida os alunos do CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes apresentarão a peça ‘Planeta Terra’, no Teatro Municipal Metodista.
Já na quarta-feira (7), será o lançamento a APA Municipal das Fontes, no Bairro Jardim da Fonte, com mostras ambientais, palestras e plantio de mudas. O objetivo é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que possibilitará a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Na quinta-feira (8), será lançada a campanha ‘Óleo amigo’, evento destinado aos educadores pedagógicos do município, com palestras de educação ambiental, exposições e sorteio de brindes. Já na sexta (9), será o lançamento do 1° Monumento Natural Municipal (MoNa) Bico Doce, com o objetivo de preservar os remanescentes de Mata Atlântica entre os bairros: Santo Expedito, Vila Americana e Coimbra. O evento termina no sábado (10), às 9h, com mostras ambientais e oficinas de reciclagem, oferecidas pelas artesãs do município, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro).
Segundo o Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, a intenção, além de proporcionar maior interação do poder público com a população, é levar o conhecimento necessário até o cidadão, para que o meio ambiente seja preservado na cidade: “A Semana Nacional do Meio Ambiente tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país. É realizada sempre na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente". Pensamos muito antes de preparar as atividades, de forma que fiquem divertidas e informativas. O que queremos é fazer com que a população entenda como preservar o meio ambiente de forma dinâmica e divertida”, explicou.