quarta-feira, 31 de maio de 2017

Queimados vai ganhar novas unidades de conservação e prepara programação especial para comemorar semana do Meio Ambiente

Prefeitura dá início no próximo domingo à série de atividades que vai proporcionar durante toda a semana lazer e conhecimento à população

Rafaela Diniz - Campanha de conscientização em plena feira livre, passeio ciclístico, mostra ambiental, palestras educativas, curso de reciclagem, coleta de óleo saturado e lançamento de duas novas unidades de conservação: A Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Das Fontes e Monumento Natural Municipal Bico-Doce. Essas são algumas das atividades preparadas pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que terá atividades socioeducativas espalhadas por toda a cidade de 04 a 10 de junho.

Além de aprender como preservar o meio ambiente, a diversão está garantida. A programação começa já no próximo domingo (4), a partir das 9h. Equipe da Secretaria de Ambiente estará reunida na feira de Queimados, dando início à semana de eventos, que fazem parte do programa ‘O Ambiente e Você’. Na ação, haverá distribuição de mudas, conscientização ambiental sobre coleta seletiva e destinação correta de óleo de cozinha usado, distribuição de material informativo sobre as Unidades de Conservação Ambiental do município, entre outras.

Ainda no domingo, acontecerá o ‘Pedala Queimados’, um passeio ciclístico pela cidade, que terá sorteio de brindes aos participantes. O ponto de partida será na Praça dos Eucaliptos, no Centro às 9h.  Na segunda (5), a Área de Proteção Ambiental Luiz Gonzaga de Macedo (Horto Municipal) será aberta ao público para visitação, além de ter ao longo do dia palestras, exposições e plantio de mudas.

Na terça-feira (6), a partir das 14h, será a vez da palestra ‘Protetores da Natureza’, apresentada pelo Engenheiro Ambiental, Alex Barbosa e em seguida os alunos do CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes apresentarão a peça ‘Planeta Terra’, no Teatro Municipal Metodista.

Já na quarta-feira (7), será o lançamento a APA Municipal das Fontes, no Bairro Jardim da Fonte, com mostras ambientais, palestras e plantio de mudas. O objetivo é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que possibilitará a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Na quinta-feira (8), será lançada a campanha ‘Óleo amigo’, evento destinado aos educadores pedagógicos do município, com palestras de educação ambiental, exposições e sorteio de brindes. Já na sexta (9), será o lançamento do 1° Monumento Natural Municipal (MoNa) Bico Doce, com o objetivo de  preservar os remanescentes de Mata Atlântica entre os bairros: Santo Expedito, Vila Americana e Coimbra. O evento termina no sábado (10), às 9h, com mostras ambientais e oficinas de reciclagem, oferecidas pelas artesãs do município, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro).

Segundo o Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, a intenção, além de proporcionar maior interação do poder público com a população, é levar o conhecimento necessário até o cidadão, para que o meio ambiente seja preservado na cidade: “A Semana Nacional do Meio Ambiente tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país. É realizada sempre na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente". Pensamos muito antes de preparar as atividades, de forma que fiquem divertidas e informativas. O que queremos é fazer com que a população entenda como preservar o meio ambiente de forma dinâmica e divertida”, explicou.

Prefeitura realiza operação tapa-buraco em via principal do bairro Nova Cidade


Asfalto da Estrada Pastor Antônio Martins foi recuperado no trecho de aproximadamente um quilômetro. Via também recebeu serviço de limpeza

Felipe Carvalho - A Prefeitura de Queimados realizou nesta terça-feira (31) os serviços de limpeza de bueiros, capina, raspagem, retirada de entulhos e operação tapa-buraco na Estrada Pastor Antônio Martins, no bairro Nova Cidade. Cerca de 15 agentes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos atuaram no trecho de aproximadamente um quilômetro e vão retornar nesta quarta-feira para concluírem os serviços, que também vão contemplar a Avenida Dona Afra, no Loteamento Grande Rio.

Também foi feito um estudo pelo setor de iluminação pública da prefeitura e ficou constatada a necessidade da troca de cerca de 30 lâmpadas que estavam queimadas e serão substituídas. Atualmente, a Secretaria de Conservação conta com 14 equipes de trabalho em diferentes pontos da cidade, executando serviços como: canalização de esgoto, retirada de galhos, abastecimento de água com caminhão pipa em escolas municipais e unidades de saúde, entre outros.

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi, os serviços no Bairro Nova Cidade devem ser concluídos até o fim da semana e inclui a limpeza de todo o trecho da Estrada Pastor Antônio Martins. “Temos uma grande demanda de serviços a serem efetuados, por isso, planejamos uma rota por toda a cidade para manter a cidade limpa e conservada. Quando tiver algum problema, o ideal é que o cidadão compareça à secretaria para identificarmos o problema”, ressaltou Brandi.

Para obter outras informações, basta comparecer a sede da Secretaria de Serviços Públicos (End: Rua Félix, nº 1581) ou entrar em contato pelo telefone: 2665-1966.

1ª Turma do curso de especialização de mototaxistas se forma em Queimados nesta sexta-feira (2)

Parceria entre Prefeitura e DETRAN promove capacitação gratuita para condutores. 85 certificados serão entregues na cerimônia e mais 100 vagas estão abertas

Secretário Antônio Almeida e membros do DETRAN
Jéssica Moreira - Em continuidade ao processo de legalização da atividade dos mototaxistas em Queimados, 85 condutores receberão – nesta sexta-feira (02) – os certificados de conclusão do curso de especialização promovido pela parceria entre a Secretaria Municipal de Transporte e o DETRAN. 

A solenidade acontece às 10h, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), e terá a presença do Prefeito Carlos Vilela, do Presidente do DETRAN, Vinícius Farah e do Coordenador Geral de Educação para o Trânsito, João Antônio Barros Oliveira.

De acordo com o Secretário da Pasta, Antônio Almeida, esse é mais um importante passo para a regularização da atividade no município. 

“É um curso que, não fosse essa parceria, custaria em torno de R$400 aos motociclistas, mas que felizmente estamos oferecendo gratuitamente àqueles que querem trabalhar de forma legal”, declarou o gestor, que também afirmou que mais 100 vagas estão à disposição dos condutores que ainda não têm essa capacitação.

“Estamos com inscrições abertas até o dia 30 de junho e as aulas da próxima turma devem começar em 3 de julho. É preciso que a categoria abrace essa causa para termos mais segurança e qualidade no serviço oferecido à população”, finalizou.

Divulgação/ DETRAN
O curso, instituído pela Resolução CONTRAN 410/2012, tem por objetivo garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito. Entre os conteúdos abordados estão noções básicas de legislação, ética e cidadania na atividade profissional, gestão de risco sobre duas rodas e o uso adequado de equipamentos de segurança. A carga horária total é de 30 horas/aula, cumpridas em cerca de 6 dias de curso.

Para mais informações sobre a capacitação oferecida pelo órgão estadual, basta acessar o site oficial do DETRAN-RJ ou entrar em contato com a SEMUTTRAN de Queimados (Rua Olímpia Silva, 797, Centro – 2665-6101 / 2779-9813).


QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA MATRÍCULA?*

- Ter mais de 21 (vinte e um) anos.
- Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria "A".
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
- Cópia do comprovante de rendimento mensal, não superior a um salário mínimo.
- Original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo no nome do próprio ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em nome do proprietário (caso o aluno não seja o proprietário da motocicleta) mais autorização com firma reconhecida em cartório para utilização do veículo no curso.
- Ter bons antecedentes criminais.

*Fonte: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=7823

Secretaria de Saúde presta contas em Queimados

Apresentação foi em relação ao primeiro quadrimestre de 2017. Mais de 141 mil procedimentos em atenção básica é destaque

Leandro Machado - Com o objetivo de manter a transparência em relação aos serviços prestados à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, na Baixada Fluminense, apresentou sua prestação de contas em Audiência Pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores da cidade na noite da última terça-feira (30). Na sessão foram apresentadas as ações da pasta referentes ao primeiro quadrimestre de 2017, início de gestão da secretária da pasta, Dr. Lívia Guedes. 

O relatório foi apresentado pelo subsecretário Adjunto de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Uilen Barbosa, e mostrou, apesar da grave crise financeira que afeta o país e a diminuição de recursos repassados para os municípios ultimamente, números satisfatórios em relação às ações desenvolvidas. A Prestação de Contas é realizada obrigatoriamente pela Secretaria Municipal de Saúde três vezes ao ano, a cada término de quatro meses de trabalho. 

A secretária municipal de Saúde, Doutora Lívia Guedes, fez uma análise destes quatro primeiros meses de governo e destacou a luta por um sistema de saúde de qualidade: “Com muito trabalho e determinação estamos conseguindo avançar. Em um quadrimestre, nós estamos conhecendo as demandas da rede e a tendência é melhorar cada vez mais. Mostramos aqui que o trabalho não parou um só dia e os cidadãos podem esperar, a cada dia, uma melhora no atendimento”, ressaltou.

Nestes quatro primeiros meses, as 18 unidades de atenção básicas de saúde, distribuídas por diversos bairros do município, realizaram 141.902 procedimentos. Não contam neste total o Centro Médico da Pedreira.  Somente a unidade que está atendendo provisoriamente no bairro Pacaembu,  realizou 17.259 atendimentos neste período. Já a produção ambulatorial em toda a rede se aproxima dos 470 mil.

Na prestação de contas, um dos destaques foi a intensificação do programa de imunização no município. No total, mais de 18 mil doses foram distribuídas à população. O subsecretário Adjunto de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Uilen Barbosa, destacou a importância da vacinação contra a Febre Amarela e ressaltou a boa procura no município: “Já aplicamos 3.744 doses da vacina em Queimados. É um resultado a se comemorar, pois é fruto de um grande trabalho de conscientização”, disse.

Referência na região

Referência na região metropolitana do Rio, o CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) atende, além dos queimadenses, a população de mais 12 municípios. Segundo o relatório apresentado, nos quatro primeiros meses de 2017, a unidade realizou 146.615 atendimentos. Deste total, 51,39% foi para a população de Queimados e os demais são recepções a pacientes de outras cidades. Nova Iguaçu é o principal visitante com 6.612 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2017. Em seguida vem São João de Meriti (5,35%) e Japeri (3,14%).

Fotos: Luiz Ambrósio
-- 

Queimados estimula campanha de doação de sangue



Equipe do Hemorio estará na Secretaria Municipal de Educação no próximo dia 5 de junho para coletar material de autoridades, estudantes da rede e de seus familiares

Dine Estela: O município de Queimados entra na campanha nacional de doação de sangue do Hemorio e na próxima segunda, 5 de junho, a Secretaria Municipal de Educação será um mega ponto de doação. A coleta será realizada das 8h às 15h e estará aberta para toda a população. A Secretaria fica a Rua Hortência, nº 6, Centro. Cada uma das 31 instituições educacionais da cidade irá enviar pelo menos quatro funcionários para participar da iniciativa. O convite foi estendido a todos os alunos da rede pública e privada.

A grande expectativa está na rede municipal de ensino onde existem cerca de 16 mil alunos, explicou o secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos. “Temos muitos alunos do Ensino Fundamental que ainda não têm idade para doar, mas como o convite foi estendido aos seus familiares, estamos com essa grande expectativa de público, além dos nossos alunos que já tem a partir de 16 anos. Vale ressaltar que estes estudantes vão precisar de autorização dos pais para efetuarem a doação de sangue”, lembrou.

Carlos Eduardo, de 48 anos, é funcionário público em Queimados e pai de três filhos. Ele se sensibilizou com a causa através de uma matéria que mostrava o grande número de pessoas que morrem pela falta de doação de sangue e resolveu ser um doador. “Me sinto muito bem em ajudar a salvar vidas. Não tenho dinheiro para doar, mas posso doar algo muito mais valioso que é o meu sangue, algo que ninguém tem, somente eu. Tem pelo menos uns cinco anos que faço isto e me sinto muito bem e indico essa ação para as pessoas”, disse Carlos, que hoje faz parte da lista de parceiros do HEMORIO e  foi o responsável por levar a ação para a cidade de Queimados em parceria com a secretaria de Educação.

O que acontece com o sangue doado

Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que o ser humano tem de mais valioso, seu sangue. O sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros. Assim sangue de apenas um doador pode beneficiar vários pacientes. Estes componentes serão utilizados em unidades de urgência e podem salvar vidas, além de auxiliar no tratamento de doenças raras e crônicas que necessitem de transfusões frequentes.

Condições Básicas para doar

Sentir-se bem com a saúde, apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional e ter entre 16 a 69 anos de idade e peso acima de 50kg.

Quem não pode doar

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

No dia da doação

Nunca doar sangue em jejum, fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

Como tudo começou

O ano é 1944. A humanidade vivia um período de turbulência. A Segunda Guerra já durava cinco anos. Um ano depois, duas bombas nucleares destruiriam as cidades de Hiroshima e Nagasaki, colocando um ponto final na II Guerra Mundial, que matou cerca de 53 milhões de pessoas. Foi nesse distante ano de 1944 que nascia o embrião do que é hoje o HEMORIO.

Queimados participa de seminário sobre violência doméstica

Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres realiza trabalho diferenciado de proteção e atendimento humanizado às vítimas no município
Rafaela Diniz - A violência familiar é um problema global. O índice de mulheres que sofrem algum tipo de agressão (verbal, física, emocional, sexual ou negligência ativa ou passiva) é grande, ainda mais, contando os casos que não são denunciados. Esse foi o tema do Primeiro Seminário Sobre Violência Doméstica Contra a Mulher, realizado na última terça-feira (30), em Nilópolis. A prefeitura de Queimados, representada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres participou do evento, que contou com a presença de outros municípios da Baixada.
Durante o evento foram abordados temas como o atendimento humanizado às vítimas, as medidas protetivas à mulher para resguardar sua segurança, os tipos de violência que a mulher pode sofrer e as estatísticas de violência familiar na Baixada Fluminense.
A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Queimados, Eliana Leôncio, explicou a importância do trabalho com as vítimas e porque os equipamentos da rede de atendimento devem estar sempre preparados para atender a vítima. “O índice de violência contra a mulher é assustador. Muitas delas não denunciam, seja por medo ou por estar passando por um dos ciclos da violência que chamamos de ‘lua de mel’. Precisamos que essas mulheres tenham coragem de denunciar seu agressor e que leve o processo até o fim, rompendo assim o ciclo de violência que sofrem”, disse.
Atendimento especializado
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) é uma instituição de defesa, apoio e orientação às mulheres em situação de violência. Tem por missão, acolher atender e fazer encaminhamentos a todas as mulheres que sofrem violência, para as instituições das redes de atendimento especializadas. É através dele, que muitas mulheres vítimas da violência familiar, encontram conforto e apoio para denunciar seus agressores.
O CEAM Queimados está funcionando normalmente. Localizado à Estrada do Lazareto, 88 – Centro, faz o acompanhamento das mulheres que são encaminhadas pela rede de atendimento.
“É importante que essas mulheres saibam que, todo e qualquer atendimento realizado aqui é extremamente sigiloso, garantindo assim a segurança e privacidade dessas vítimas. A gente trabalha com a base, fortalecendo essa mulher, melhorando sua autoestima, assim ela entende que é possível romper com o ciclo de violência em que se encontra”, explica Dalexiany Moraes, psicóloga do CEAM Queimados.
Além de contar com o CEAM, a mulher que se encontra em situação de violência, pode ligar para o número 180, que funciona 24h por dia, todos os dias, incluindo finais de semana.
Segundo Isabela Plouvier, assistente social do CEAM Queimados, muitos atendimentos feitos no órgão são de encaminhamentos do disque 180. “Atendemos aqui diversas usuárias encaminhadas pelo 180. É importante que elas saibam que ligar pro número dá sim resultado. Temos que fortalecer ainda mais a rede. Precisamos que essas mulheres se sintam seguras para denunciar seus agressores. A mulher pode contar com a Lei Maria da Penha, que é o dispositivo legal que nos ajuda a combater a violência”, explica.

Projeto Ciência Móvel chega a Queimados


Museu itinerante da Fiocruz vai promover durante cinco dias exposição interativa gratuita que conta com várias descobertas científicas e jogos alucinantes

Dine Estela: Você já procurou saber quanta energia consegue gerar pedalando uma bicicleta? Ou, como é possível usar a energia do sol para ligar aparelhos elétricos e como a queda d’água de um rio pode gerar energia elétrica? Estas e outras experiências científicas serão apresentadas gratuitamente para toda a comunidade escolar de Queimados e a população em geral através do projeto Museu da Vida/Ciência Móvel da Fiocruz que ficará no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Metodista (Av Marinho Hemetério de Oliveira, s/n,- Vila Pacaembu), entre os dias 6 e 9 de junho. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto apresentará um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e terá capacidade de receber até 300 estudantes por hora. O espaço estará aberto para visitação gratuita das 8h às 17h. Entre as atividades apresentadas pelo Museu da Vida, estão: a bicicleta geradora de energia, pilha humana, painel fotovoltaico, miniusina hidrelétrica, casa maquete, projeto de ilusão de óptica, olho humano e câmaras escuras, tubos musicais, espelhos sonoros, modelo de orelha e como os sons viajam dentro dela, jogo das vacinas e como elas funcionam, oficina de descoberta do corpo humano e microscopia.

Também terão oficinas sobre a Dengue, Energia e Pegadas de Darwin. E se você ainda acha pouco, poderá se sentir como um astronauta em treinamento, equilibrando os eixos do giroscópio enquanto seu corpo gira em várias direções através de um Giroscópio.  E para quem gosta de jogos ainda têm as atividades multimídias que irão mostrar como é o trabalho de um cientista em um laboratório e a reprodução humana, além de outras questões. Através dos vídeos científicos, os participantes irão entender mais sobre a reciclagem de lixo e até o desenvolvimento dos bebês no útero das mães.
Para o Secretário Municipal de Educação, o professor Lenine Lemos, o acesso ao conhecimento através de uma instituição de referência fortalece o currículo já aplicado em sala de aula. “Teremos a oportunidade de ter essa exposição mais próxima das nossas escolas e com a possibilidade de participação não só da rede municipal, mas também a rede privada e estadual. As visitas serão agendadas com as escolas”, disse.



Segundo o prefeito da cidade, Carlos Vilela, essa será a primeira de muitas visitas do projeto em Queimados. “Este tipo de projeto auxilia muito na educação visto que, as informações são transmitidas de forma mais lúdica e divertida. O retorno educacional será para toda a cidade. Estamos trabalhando para que outros projetos deste nível sejam trazidos para a nossa cidade”, analisou o prefeito.

Destaque para o Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, nos dias 6, 7 e 8  de junho, a Secretaria Municipal do Ambiente irá distribuir mudas de plantas nativas e também  cartilhas sobre a preservação ambiental para os alunos que irão participar do projeto Ciência Móvel. O órgão também estará com uma tenda fixa no local para atender o público em geral. A Secretaria participará do evento até o dia 9 de junho.
SERVIÇO:

Assunto: Projeto Ciência Móvel
Data: De 5 a 9 de junho
Local: Ginásio Municipal de Esportes (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/º - Vila Pacaembu
Horário: 8h às 17h
Entrada: Gratuita


Queimados inaugura nova sede do CREAS na próxima sexta

Centro de Referência Especializado de Assistência Social vai funcionar em espaço próprio e facilitará os serviços de proteção às famílias e indivíduos em situação de risco

Felipe Carvalho - A Prefeitura de Queimados vai inaugurar na próxima sexta-feira, 2, às 15h, a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O serviço vai  funcionar na Estrada Pastor Antônio Martins, logo na entrada do bairro Nova Cidade – antes o equipamento era localizado nas dependências internas da Secretaria Municipal de Assistência Social–. O custo da obra é cerca de R$ 487 mil, financiados com recursos do Governo Federal, sendo R$ 157 mil contrapartida do município.

O equipamento, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é destinado a atender pessoas e famílias vítimas de violência, que tiveram seus direitos violados ou vínculos familiares rompidos. Nesse espaço, são oferecidos serviços especializados contribuindo para que esses indivíduos possam enfrentar, com autonomia, os contratempos da vida pessoal e social.

A unidade tem capacidade para realizar cerca de 50 atendimentos por mês. O público prioritário do CREAS são: crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ameaças e violações de direitos como: abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua e outras agressões que provocam danos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

O CREAS conta com oito profissionais do Sistema Único de Assistência Social, que oferecem diversos tipos de serviços gratuitos à população, são eles: coordenador, advogado, administrativo, três assistentes sociais e dois psicólogos. No ano passado, a unidade realizou 1.061 atendimentos entre sepultamentos gratuitos, abrigamento, abordagem de rua, atendimento jurídico e medidas socioeducativas para adolescentes.

A edificação conta com acesso coberto, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, salas multiuso, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além de jardim e espaço externo coberto. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destaca que o CREAS vai  trabalhar em conjunto com a rede de serviços da Assistência Social e com os órgãos de defesa de direitos e políticas públicas. “Tudo isso voltado para que as pessoas possam recuperar condições dignas de vida”, ressalta.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, “a unidade será um CREAS modelo, seguindo o padrão do Ministério do Desenvolvimento Social, com acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e espaços compatíveis com os serviços ofertados pela Proteção Social Especial de média complexidade, que assegura privacidade e sigilo aos usuários”, destacou. 

Homenagem justa

O CREAS instalado no bairro Nova Cidade será batizado em homenagem a ex-merendeira da Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins, Rita Crispe Barbosa, que faleceu nesta semana aos 86 anos de idade. Ela se destacou pelo trabalho solidário realizado na igreja católica local e por ajudar sempre o mais próximo. Sua filha é professora e a neta possui uma escola de alfabetização no bairro em questão.

SERVIÇO:
Assunto: Inauguração da nova sede do CREAS/Queimados
Data: 02/6/2017 - Sexta-feira
Horário: 15h
Local: Estrada Pastor Antônio Martins, s/nº - Nova Cidade

terça-feira, 30 de maio de 2017

Iniciativa "Legalizar para crescer” encerra ciclo de palestras de orientação a microempreendedores

Parceria entre Prefeitura de Queimados e SEBRAE promoveu encontros gratuitos para esclarecimentos acerca da abertura e legalização de empresas

Jéssica Moreira - Pai e filho geralmente compartilham muitos momentos importantes na vida. E a capacitação e o aprendizado não fogem à regra. Para entenderem melhor como criar e manter uma empresa, Edmilson e Rafael Pacheco estiveram nesta terça-feira (30) em uma palestra sobre empreendedorismo ministrada por meio da parceria entre a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o SEBRAE.

O eletricista de 55 anos afirma que, a convite do filho, resolveu aprender mais sobre como viver do próprio negócio.  “Trabalhei muitos anos de carteira assinada, mas já há algum tempo venho trabalhando por conta própria. Fui orientado por alguns amigos a abrir minha firma, mas estava com muitas dúvidas. Foi então que meu filho me convidou para vir aqui e agora já me sinto mais preparado e esclarecido sobre os procedimentos de legalização de um microempresário. Recomendo esse tipo de evento a todos que queiram ter sucesso”, contou o morador da Vila Camorim.

Atuante em outro ramo - locação e manutenção de máquinas copiadoras e scanners - Rafael Pacheco, 29, conta que o saldo dos eventos foi muito positivo para sua carreira.

“Na verdade, ao abrir um negócio sempre bate aquele medo de contrair dívidas, perder dinheiro. Soube da iniciativa por meio da divulgação da Secretaria mesmo, e desde então vim a todas as palestras. Gostei muito do que aprendi e quis dividir com meu pai. Hoje posso dizer que 95% das dúvidas que eu tinha foram esclarecidas e ficou a certeza de que já posso engrenar o negócio de vez”, declarou.
Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ

Os novos empresários nutrem os mesmos tipos de dificuldades e questionamentos, como afirma o palestrante do SEBRAE Nathanael Salvador.

“As dúvidas mais comuns vão desde a contribuição junto à Previdência Social até formas de alavancar o negócio. O legal é que, ao contrário do que se poderia esperar, as pessoas estão aproveitando a crise para deixar de trabalhar para outros e darem início ao sonho do próprio negócio. Elas acreditam que há oportunidade para inovar”, afirmou.

De acordo com o Secretário da Pasta, Eduardo Braga, outros eventos estão previstos para breve. “A SEMDE está sempre de portas abertas para tirar dúvidas e facilitar o processo de crescimento do comércio local. É nosso compromisso como gestão ajudar os empresários queimadenses a se desenvolverem”, afirmou.

Serviço:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Rua Esperança, 90 - Centro/ Queimados
Tel: (21) 2665-0470
E-mail: semde@queimados.rj.gov.br

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Prefeitura de Queimados e SEBRAE promovem mais uma palestra para microempreendedores

Ação faz parte da iniciativa "Legalizar para crescer", promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico 

Imagem: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira – Para dar segmento à iniciativa "Legalizar para crescer", idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, esta terça-feira (30) será de mais aprendizado gratuito para os microempresários queimadenses. Isso porque a partir das 9h30, representantes do SEBRAE estarão na cidade para ministrar mais uma palestra voltada aos interessados em iniciar uma carreira no mundo dos negócios.

De acordo com a Coordenadora do SEBRAE na Baixada Fluminense, Tereza Cristina Ferreira, temas como “A importância do microempreendedor individual” e “Os direitos e deveres do empreendedor individual” serão alguns dos assuntos tratados.

“Daremos também orientações sobre acesso a serviço de crédito, aderência a novas formas de pagamento e outros temas pertinentes a quem quer se tornar um empresário legalizado. Conhecimento é essencial em qualquer ramo e, no início de uma empresa, mais ainda”, declarou.

A palestra é gratuita e, para se inscrever, os interessados podem entrar em contato pelo número 2665-0470 ou comparecer à Secretaria.   
                     
Serviço:

Palestra sobre EMPREENDEDORISMO
Data: 30/05 (terça-feira)
Horário: 9h30 às 11h

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Rua Esperança, 90 - Centro/ Queimados
Tel: (21) 2665-0470
E-mail: semde@queimados.rj.gov.br

Primeiro dia de inscrições para o "Cultura em Ação" atrai centenas de pessoas em Queimados

Prefeitura vai oferecer cursos de capacitação e atividades recreativas de forma gratuita no Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Roque

Jéssica Moreira - Centenas de pessoas formaram fila no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro São Roque no primeiro dia de inscrições para as diversas atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Queimados por meio da iniciativa “Cultura em Ação”. Até esta quarta-feira (31), a população pode concorrer a vagas para aulas de Teatro, Jazz, Hip Hop, Artesanato, Origami, Informática, Inglês, Zumba, Ginástica, Auxiliar Administrativo, Modelo e Corte e Costura. No dia 1º de junho, às 15h, um sorteio será realizado no local e as matrículas serão realizadas no dia seguinte.

Entre 10h e 16h, os interessados devem levar cópia dos documentos de identidade e comprovante de residência. Foi o que fez Ladjane Fernandes dos Santos, 47, moradora do bairro São Roque. 
Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
“Vim para me inscrever no curso de corte e costura, que pode me ajudar a economizar nos afazeres domésticos. Achei ótima a iniciativa, porque a gente precisa muito de oportunidades assim, gratuitas e próximas de casa”, declarou a cabeleireira.

Para o Secretário de Cultura, Marcelo Lessa, o interesse principal da iniciativa é oferecer ocupação de qualidade a todas as faixas etárias.

“A nossa preocupação é a de tirar o jovem da rua, do ostracismo para aprender coisas novas e saudáveis. Além disso, a terceira idade também é assistida pelos projetos, queremos tirar os idosos de casa, do tédio e ocupá-los com atividades prazerosas após a aposentadoria”, afirmou o gestor que também fez questão de ressaltar o apoio do Prefeito Carlos Vilela na empreitada.

“Muito gratificante constatar esse interesse. Hoje a fila começou cedo, por volta das 7h. Mais de 200 pessoas passaram por aqui até agora e espero que todas as vagas sejam preenchidas. Tenho que agradecer muito ao Prefeito Carlos Vilela, que tem me deixado bem à vontade para organizar cursos, palestras e oficinas periódicos no CEU do São Roque”, finalizou.

Queimados deposita salário de servidores nesta terça

Prefeitura mantém compromisso de pagar seus colaboradores antes da virada do mês

Foto: Thiago Loureiro\Divulgação PMQ
Leandro Machado - Boa notícia para os servidores da Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense. A secretaria municipal de Administração divulgou que os salários referentes ao mês de maio serão depositados nesta terça (30). Os cerca de 3,5 mil funcionários, entre estatutários e comissionados, começam a semana com o dinheiro no bolso. Mais uma vez o governo municipal mantém o compromisso de pagar rigorosamente em dia seus servidores.

Foto: Thiago Loureiro\Divulgação PMQ
Mesmo diante da crise que assola o país e, consequentemente, os municípios, a Prefeitura de Queimados mantém religiosamente os pagamentos em dia e com os depósitos antes da virada do mês. "A ação é possível diante da organização administrativa e fazendária eficaz e comprometida com seus colaboradores", destacou o prefeito Carlos Vilela. 

O secretário municipal de Administração, Getúlio de Moura, destaca o esforço do governo municipal para honrar seus compromissos: “Sabemos que a fase não é boa para ninguém, mas temos responsabilidade com a cidade de Queimados e nossos servidores. Temos nos destacado em manter nossos pagamentos em dia e isso é fundamental para girar a economia da cidade, por exemplo,”, disse. 

sábado, 27 de maio de 2017

Prefeitura no Seu Bairro registra quase 10 mil atendimentos em sua segunda edição

Mais de 40 serviços públicos foram oferecidos à população que lotou as dependências da Escola Monteiro Lobato neste sábado. Kailane Muniz encerrou com grande show

Rafaela Diniz - Tratar da saúde, resolver problemas com documentação, se cadastrar para vagas de trabalho, saber como proteger e poupar o meio ambiente e ainda de quebra se divertir e colocar a beleza em dia. Essa foi a proposta do projeto Prefeitura no Seu Bairro, realizado pela Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais, que neste sábado registrou quase 10 mil atendimentos na Escola Municipal Monteiro Lobato (São Francisco). Cerca de 200 servidores municipais, entre estatutários e comissionados, participaram da ação que ofereceu mais de 40 serviços públicos gratuitos à população.

Moradora do bairro São Francisco, Érica de Toledo, de 20 anos, veio até a ação procurando uma vaga de emprego e acabou saindo com muito mais. “Fiquei sabendo pelo carro de som que ia acontecer essa ação aqui no bairro. Como estou desempregada e ainda não consegui trabalho, só prestei atenção na parte onde dizia sobre o cadastro de emprego. Quando cheguei aqui fiquei sabendo que tinha vacinação e cadastro no Bolsa Família. Aproveitei e fiz tudo de uma vez” contou.

Desde as primeiras horas da manhã, os moradores já lotavam a Escola Municipal Monteiro Lobato. As opções eram muitas: informações e orientações sobre saúde, educação, assistência social, IPTU, Minha Casa, Minha Vida, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Trabalho, Emprego e Renda, direitos dos idosos, mulheres, crianças e adolescentes, exibições esportivas como capoeira, judô, zumba e até show da estrela mirim queimadense, Kailane Muniz.

O prefeito Carlos Vilela participou do evento e fez questão de visitar cada serviço. “Estou muito feliz, porque vejo que a população está aceitando bem essa aproximação entre os órgãos públicos e a comunidade. Tivemos nessa segunda ação a certeza de que o trabalho está dando certo e de que precisamos continuar com o programa para que cada vez mais possamos oferecer serviços de qualidade àqueles que precisam” explicou.

Satisfação no atendimento

Gleice de Moura, de 26 anos, procurou serviços de corte de cabelo, medição da pressão arterial, glicose e recadastramento no Bolsa Família e aprovou os atendimentos. “Eu gostei muito dessa iniciativa, porque muita gente não tem como sair de suas casas e ir até o centro de Queimados para procurar esses serviços. E eu mais ainda, que estou grávida. Tendo esse tipo de atendimento pertinho de casa é uma maravilha”, disse.

Quem também saiu satisfeita da ação, foi a moradora do bairro Valdariosa Simone da Conceição, de 44 anos, que atualizou o cadastro do Programa Minha Casa, Minha Vida do pai. Ele tem um cadastro desde 2009 e fiquei sabendo que as pessoas que têm o cadastro a muito tempo, precisam atualizar os dados. Então, vim aqui com ele para isso”, explicou.  

Já a moradora Elaine Cristina Fernandes, de 54 anos, visitou todos os serviços e fez questão de levar para casa uma muda de tomate italiana que recebeu das mãos do prefeito Carlos Vilela. “Achei muito bacana a iniciativa porque tem muita gente que precisa”, frisou.

No total, 9.741 atendimentos foram feitos ao longo do evento. Segundo o Vice-prefeito e Coordenador Executivo de Políticas Sociais, Machado Laz, a ação vai acontecer uma vez a cada dois meses em diferentes regiões da cidade.

“Nosso objetivo é unificar em um mesmo espaço os serviços oferecidos pelo governo para quem não pode buscar atendimento ao longo da semana ter a oportunidade de ter a prefeitura perto de casa. Fico muito feliz quando vejo que o trabalho que realizamos ajuda de alguma maneira à população, tivemos mais atendimentos nesta edição do que na primeira, o que me deixa muito feliz”, concluiu.

Imagens: Luiz Ambrosio e Thiago Loureiro/Divulgação PMQ

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Universalização do currículo escolar da EJA em Queimados


 Fotos: Luiz Ambrósio e Dine Estela 
Reunião com os professores e a subsecretária, Lina Vasconcelo 
Dine Estela: Refletir sobre a importância do currículo como documento norteador das competências e habilidades a serem alcançadas, a fim de promover a melhoria da qualidade da educação e analisar e intervir com os professores a proposta curricular preliminar da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa foi a pauta desta terça, 23, na Secretaria Municipal de Educação de Queimados. A palestra sobre o tema foi realizado pela professora Alessandra Fernandes que ampliou o debate para a questão da importância  do histórico do currículo e suas implicações na prática docente. O encontro também promoveu um debate onde os professores da EJA puderam contribuir com propostas sobre o programa curricular da EJA.

Para o professor Marcelo Moraes que trabalha com EJA há 22 anos, essa iniciativa é muito importante e facilitadora, não somente, para os professores como para o alunos. “Caso o aluno precise mudar de escola ele já não ficará mais perdido nas disciplinas que já foram aplicadas, já que todas as unidades estarão falando da mesma coisa. A mesma facilidade encontramos nós professores que damos aula em várias turmas de EJA, como é o meu caso”, analisou. Cerca de 60 professores participaram da palestra.

“Foi de grande relevância o encontro de ontem, quando professores mais uma vez puderam dialogar sobre a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos. Sendo a EJA uma modalidade de ensino, faz-se necessário um currículo próprio. Não é possível ser utilizado na EJA um currículo reaproveitado do regular e sim um modelo que atenda às especificidades do alunado da EJA. Esse foi o objetivo de nosso encontro  desta semana,” explicou a coordenadora da EJA Letícia Fajardo.


Os desafios e conquistas da EJA no Brasil e em Queimados
Superar o analfabetismo no Brasil está atrelada ao desenvolvimento nacional em qualquer esfera da sociedade, também está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação. No entanto, na prática, este trabalho precisa ir além das salas de aula. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Queimados vem preparando seu corpo docente para lidar com os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil .

Trabalhar com alunos que têm outras prioridades como cuidar do próprio sustento e filhos é muito mais complicado do que com crianças. É preciso mais do que giz, destacou o secretário municipal de educação de Queimados, professor Lenine Lemos. “Já é difícil manter a atenção de uma criança que não tem preocupações de um adulto na cabeça, imagine segurar a atenção de um pai ou uma mãe de família depois de um dia inteiro de trabalho. Esse público precisa de muito estímulos educacionais, não por falta de interesse deles, pelo contrário, são muito aplicados, mas o cansaço do dia a dia castiga muito. Por isso, mantemos nossos professores sempre em formação continuada”, enfatizou.

As novas tecnologias chegaram em bora hora para a normalista, Elisa Santos, 3°, CIEP 341. “ Através de palestras e até cursos, estamos recebendo conhecimentos sobre a EJA que antes não sabíamos e que achamos muito interessantes para nossa futura vida profissional. Assim entendemos melhor como funciona essa modalidade e todos os desafios que vamos enfrentar, bem como leis e a realidade atual do nosso país em relação a esse tema”, observou.  

Segundo a coordenadora da EJA em Queimados, professora Letícia Farjado, desde 2000 observa-se o elevado número de jovens na faixa etária dos 15 anos entrando para a EJA.  “ A Cada ano observamos cada vez mais jovens na faixa etária dos 15 anos entrando para a EJA, isso denota a dificuldade de se manter na educação básica diurna e os motivos são muitos, em sua maioria,por falta de aporte financeiro. Muitos deixam a escola para trabalhar, outros por conta da chegada de filhos etc. Esse é um dos desafios a serem discutidos e vencidos coletivamente a fim de que os jovens que chegam à EJA encontrem espaços favoráveis para compartilhar e ampliar conhecimentos com os adultos e idosos num mesmo ambiente de aprendizagem”, enfatizou que concluiu recentemente uma curso de pós graduação sobre essa “juvenilização” da EJA.


Queimados atende atualmente 1005 alunos, distribuídos em quatro escolas: E.M. Leopoldo Machado, E.M. Oscar Weinschenck, E.M. Scintilla Exel e E.M. Washington Manoel. Com matrículas semestrais para os anos iniciais e finais e matrícula anual para as turmas de EJA I que correspondem às turmas de alfabetização. Sempre sobram vagas em todos os semestres.