quarta-feira, 3 de maio de 2017

Prefeitura renova convênio para manter SINE ativo em Queimados

Unidade do Sistema Nacional de Emprego continuará prestando atendimentos como emissão de carteira de trabalho e entrada no seguro-desemprego

Rafaela Diniz - Logo após festejar o Dia do Trabalhador em clima de paz e alegria, os moradores de Queimados têm mais motivo para comemorar. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, renovou por mais dois anos o convênio com o Estado do Rio de Janeiro, para manter ativa a Unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) na cidade. No local, são oferecidos atendimentos gratuitos, como: emissão da carteira de trabalho, entrada no seguro-desemprego, além da inscrição para as vagas de emprego nas empresas cadastradas no serviço.

O acordo foi selado durante encontro do Conselho Estadual de Emprego, Trabalho e Geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro, realizado na Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. Na ocasião, o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Joylde Alves Moreira, representou o prefeito Carlos Vilela, e também solicitou ao secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, um caminhão itinerante para oferecer cursos de capacitação em diversas áreas para os trabalhadores do município e também qualificação para os servidores do SINE, que são cedidos pela prefeitura, por meio de acordo de cooperação técnica.

De acordo com o secretário Joylde Alves Moreira, o novo convênio permitirá que o município trace planos para investir no crescimento, com geração de trabalho, emprego e renda, para que haja a redução das desigualdades regionais. 

"Manter aberta a agência do SINE, significa que podemos pensar em como acabar ou, pelo menos, diminuir a taxa de desemprego na cidade, já que as vagas que existem disponíveis passam pelo sistema. Isso nos permite investir mais em qualificação para àquelas pessoas que estão desempregadas e não possuem o conhecimento que precisam para preencher as vagas de trabalho", explicou.

Os trabalhadores serão os maiores beneficiados com a renovação do convênio para a manutenção do SINE de Queimados, acredita o prefeito Carlos Vilela. “Quem está desempregado, por exemplo, e ainda não deu entrada no seguro-desemprego, pode procurar a agência para resolver a questão. Os que já recebem e tem interesse em achar um novo trabalho, podem fazer seu cadastro para uma vaga adequada ao perfil”, destacou o prefeito.

O cadastro para as vagas de trabalho é feito através da 'Intermediação de Mão de Obra', o IMO, coletando os dados do trabalhador, ou seja, o atendente preenche os dados no sistema e automaticamente, caso haja uma vaga com o perfil cadastrado, é oferecida ao trabalhador. Assim, ele já sai da agência do SINE, com uma carta de encaminhamento na mão.

Atendimento por ordem de chegada

Antes da renovação do convênio, a forma de atendimento no SINE Queimados era através de senha. O trabalhador entrava numa espécie de fila para pegar os números disponíveis para aquele dia. Agora não mais. O atendimento é feito a partir do horário de abertura da agência do SINE, até a hora em que se encerra o expediente. Os trabalhadores não precisam mais chegar ao local de madrugada para pegar número, podem chegar no horário normal de atendimento e aguardar ser chamado.

Os atendentes separam os contribuintes, de acordo com cada categoria de atendimento e a organização é feita por ordem de chegada. De acordo com a Coordenadora do SINE, Marisa Mateus, dessa forma o atendimento é muito mais eficaz e evita qualquer tipo de fraude que possa ser cometida.

"Agora o trabalhador chega no horário que desejar ou que puder. Entra na fila e diz pra qual tipo de serviço quer atendimento, cadastro de emprego, Carteira de Trabalho ou Auxílio. A partir daí, é direcionado para o setor correspondente e espera sua vez com tranquilidade", explica.

O SINE Queimados funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h e fica na Rua Eloi Teixeira, S/N, ao lado do Supermercado Extra. Caso queira, o trabalhador também pode entrar em contato pelo telefone 2665-8937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.