quarta-feira, 31 de maio de 2017

Queimados estimula campanha de doação de sangue



Equipe do Hemorio estará na Secretaria Municipal de Educação no próximo dia 5 de junho para coletar material de autoridades, estudantes da rede e de seus familiares

Dine Estela: O município de Queimados entra na campanha nacional de doação de sangue do Hemorio e na próxima segunda, 5 de junho, a Secretaria Municipal de Educação será um mega ponto de doação. A coleta será realizada das 8h às 15h e estará aberta para toda a população. A Secretaria fica a Rua Hortência, nº 6, Centro. Cada uma das 31 instituições educacionais da cidade irá enviar pelo menos quatro funcionários para participar da iniciativa. O convite foi estendido a todos os alunos da rede pública e privada.

A grande expectativa está na rede municipal de ensino onde existem cerca de 16 mil alunos, explicou o secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos. “Temos muitos alunos do Ensino Fundamental que ainda não têm idade para doar, mas como o convite foi estendido aos seus familiares, estamos com essa grande expectativa de público, além dos nossos alunos que já tem a partir de 16 anos. Vale ressaltar que estes estudantes vão precisar de autorização dos pais para efetuarem a doação de sangue”, lembrou.

Carlos Eduardo, de 48 anos, é funcionário público em Queimados e pai de três filhos. Ele se sensibilizou com a causa através de uma matéria que mostrava o grande número de pessoas que morrem pela falta de doação de sangue e resolveu ser um doador. “Me sinto muito bem em ajudar a salvar vidas. Não tenho dinheiro para doar, mas posso doar algo muito mais valioso que é o meu sangue, algo que ninguém tem, somente eu. Tem pelo menos uns cinco anos que faço isto e me sinto muito bem e indico essa ação para as pessoas”, disse Carlos, que hoje faz parte da lista de parceiros do HEMORIO e  foi o responsável por levar a ação para a cidade de Queimados em parceria com a secretaria de Educação.

O que acontece com o sangue doado

Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que o ser humano tem de mais valioso, seu sangue. O sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros. Assim sangue de apenas um doador pode beneficiar vários pacientes. Estes componentes serão utilizados em unidades de urgência e podem salvar vidas, além de auxiliar no tratamento de doenças raras e crônicas que necessitem de transfusões frequentes.

Condições Básicas para doar

Sentir-se bem com a saúde, apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional e ter entre 16 a 69 anos de idade e peso acima de 50kg.

Quem não pode doar

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

No dia da doação

Nunca doar sangue em jejum, fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

Como tudo começou

O ano é 1944. A humanidade vivia um período de turbulência. A Segunda Guerra já durava cinco anos. Um ano depois, duas bombas nucleares destruiriam as cidades de Hiroshima e Nagasaki, colocando um ponto final na II Guerra Mundial, que matou cerca de 53 milhões de pessoas. Foi nesse distante ano de 1944 que nascia o embrião do que é hoje o HEMORIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.