sexta-feira, 26 de maio de 2017

Universalização do currículo escolar da EJA em Queimados


 Fotos: Luiz Ambrósio e Dine Estela 
Reunião com os professores e a subsecretária, Lina Vasconcelo 
Dine Estela: Refletir sobre a importância do currículo como documento norteador das competências e habilidades a serem alcançadas, a fim de promover a melhoria da qualidade da educação e analisar e intervir com os professores a proposta curricular preliminar da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa foi a pauta desta terça, 23, na Secretaria Municipal de Educação de Queimados. A palestra sobre o tema foi realizado pela professora Alessandra Fernandes que ampliou o debate para a questão da importância  do histórico do currículo e suas implicações na prática docente. O encontro também promoveu um debate onde os professores da EJA puderam contribuir com propostas sobre o programa curricular da EJA.

Para o professor Marcelo Moraes que trabalha com EJA há 22 anos, essa iniciativa é muito importante e facilitadora, não somente, para os professores como para o alunos. “Caso o aluno precise mudar de escola ele já não ficará mais perdido nas disciplinas que já foram aplicadas, já que todas as unidades estarão falando da mesma coisa. A mesma facilidade encontramos nós professores que damos aula em várias turmas de EJA, como é o meu caso”, analisou. Cerca de 60 professores participaram da palestra.

“Foi de grande relevância o encontro de ontem, quando professores mais uma vez puderam dialogar sobre a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos. Sendo a EJA uma modalidade de ensino, faz-se necessário um currículo próprio. Não é possível ser utilizado na EJA um currículo reaproveitado do regular e sim um modelo que atenda às especificidades do alunado da EJA. Esse foi o objetivo de nosso encontro  desta semana,” explicou a coordenadora da EJA Letícia Fajardo.


Os desafios e conquistas da EJA no Brasil e em Queimados
Superar o analfabetismo no Brasil está atrelada ao desenvolvimento nacional em qualquer esfera da sociedade, também está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação. No entanto, na prática, este trabalho precisa ir além das salas de aula. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Queimados vem preparando seu corpo docente para lidar com os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil .

Trabalhar com alunos que têm outras prioridades como cuidar do próprio sustento e filhos é muito mais complicado do que com crianças. É preciso mais do que giz, destacou o secretário municipal de educação de Queimados, professor Lenine Lemos. “Já é difícil manter a atenção de uma criança que não tem preocupações de um adulto na cabeça, imagine segurar a atenção de um pai ou uma mãe de família depois de um dia inteiro de trabalho. Esse público precisa de muito estímulos educacionais, não por falta de interesse deles, pelo contrário, são muito aplicados, mas o cansaço do dia a dia castiga muito. Por isso, mantemos nossos professores sempre em formação continuada”, enfatizou.

As novas tecnologias chegaram em bora hora para a normalista, Elisa Santos, 3°, CIEP 341. “ Através de palestras e até cursos, estamos recebendo conhecimentos sobre a EJA que antes não sabíamos e que achamos muito interessantes para nossa futura vida profissional. Assim entendemos melhor como funciona essa modalidade e todos os desafios que vamos enfrentar, bem como leis e a realidade atual do nosso país em relação a esse tema”, observou.  

Segundo a coordenadora da EJA em Queimados, professora Letícia Farjado, desde 2000 observa-se o elevado número de jovens na faixa etária dos 15 anos entrando para a EJA.  “ A Cada ano observamos cada vez mais jovens na faixa etária dos 15 anos entrando para a EJA, isso denota a dificuldade de se manter na educação básica diurna e os motivos são muitos, em sua maioria,por falta de aporte financeiro. Muitos deixam a escola para trabalhar, outros por conta da chegada de filhos etc. Esse é um dos desafios a serem discutidos e vencidos coletivamente a fim de que os jovens que chegam à EJA encontrem espaços favoráveis para compartilhar e ampliar conhecimentos com os adultos e idosos num mesmo ambiente de aprendizagem”, enfatizou que concluiu recentemente uma curso de pós graduação sobre essa “juvenilização” da EJA.


Queimados atende atualmente 1005 alunos, distribuídos em quatro escolas: E.M. Leopoldo Machado, E.M. Oscar Weinschenck, E.M. Scintilla Exel e E.M. Washington Manoel. Com matrículas semestrais para os anos iniciais e finais e matrícula anual para as turmas de EJA I que correspondem às turmas de alfabetização. Sempre sobram vagas em todos os semestres.

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