quarta-feira, 24 de maio de 2017

Mais de 200 espécies de animais e plantas são encontradas em APA de Queimados

Queimados abriga a maior mosca do mundo com 6 cm e alguns animais em extinção

Fotos Luiz Ambrosio e Cleber Vitório
Mosca cavalo do cão - Gauromydas heros
Dine Estela: Foram descobertas na Área de Proteção Ambiental - APA Gandu-Jacatirão, em Queimados 288 espécies de seres vivos, sendo 164 fauna e 124 flora, além de 5 espécies de répteis, 87 aves e mais de 160 animais, incluindo a maior mosca do mundo encontrada até o momento com 6 cm, identificada como: “Cavalo de cão”. As espécies foram descobertas através do Plano de Manejo que está sendo realizado por conta da medida compensatória da empresa Citycol. Esta é a primeira das seis unidades de conservação da cidade a receber o trabalho.

Tomate de lobo
A APA Guandu-Jacatirão fica nas imediações do Distrito Industrial de Queimados e possui uma área de 96 hectares com 60% de declividades que chegam a 120 metros de altura, solo amarelado e com pouca possibilidade de plantio devido ao desgaste das últimas plantações. A região hidrográfica é composta por florestas, capoeiras (espécie de plantação rasteira), muitas áreas de pastagem e inundáveis e pouca habitação humana. Os estudos da fauna e flora foram feitos com o auxílio técnico da UFRRJ onde foram descobertas várias espécies em extinção e espécies ainda desconhecidas. A flora também não ficou para trás em exuberância com suas cores e texturas. Muitas plantas exóticas e raras também foram encontradas nesta APA.

Um alerta deixado pela empresa Helium Verde, contratada para realizar o Plano de Manejo, foi sobre a grande quantidade de aves comuns do tráfico. Foram mais de 86 espécies encontradas e 20% comuns do tráfico de aves. “Quando estávamos fazendo o catálogo chegamos a encontrar várias armadilhas para capturar estas aves, por isto alertamos as autoridades para eu fortaleçam a vigilância nesta APA”, alertou o engenheiro florestal, Cleber Vitório.

O engenheiro também alertou para a grande quantidade de carbono que está sendo retido pela área, cerca de 265,87m³. “Sugerimos que os novos empreendimentos sejam construídos com uma distância segura da região para que não atrapalhem o modo de vida destas espécies raras encontrada,”, acrescentou.  

Também foram descobertas outras potencialidades da área como a criação de um túnel do mel, devido a grande quantidade de abelhas encontradas na área. O Plano de Manejo também prevê a criação do projeto “Chega de Caça”, projeto “Debate Verde” para atrair a comunidade e criar uma legião de guardiões das matas, acrescentou o engenheiro Cleber.

Faz parte do plano de manejo da APA Guandu-Jacatirão a construção de um viveiro florestal, corredores seis corredores ecológicos importantes para a procriação das espécies, um laboratório e um museu da biodiversidade, além de programas de educação ambiental, tudo isto, gerado por um conselho gestor da unidade de conservação. O projeto foi apresentado em audiência Pública na noite desta terça, 23, no teatro municipal de Queimados e contou com a participação de várias representatividades de ongs ambientais, políticos e sociedade civil organizada, além do público em geral.

O presidente do conselho do meio ambiente, Fabrícius Caravana, alertou para a necessidade deste plano de manejo em todas as seis Unidades de Conservação Ambiental de Queimados. “Não adianta nada termos UC e não termos planos de manejo que incluem projetos de manutenção e preservação das espécies”, alertou.



MAIS SEIS APAS SERÃO CRIADAS EM QUEIMADOS ATE 2018

A Resposta foi dada de pronto pelo secretário de meio ambiente, Cacau Nogueira, que garantiu que até o final de 2017 todas as áreas de conservação de Queimados estarão devidamente implantadas e com seus planos de manejo. “Já catalogamos seis UC em Queimados e pelo menos , o Horto Luiz Gonzaga de Macedo, Morro da Baleia,  e Onça Feliz, estarão prontas ainda neste semestre. No mês de junho estaremos implantando mais duas UC que darão suporte à APA Guandu-Jacatirão, a UC da Fonte fará um corredor florestal entre as duas. A outra será no bairro Vila Americana. Em janeiro estaremos finalizando o projeto de mais três áreas. Durante a semana do meio ambiente (4 a 6) de junho estaremos realizando várias palestras e até visitas abertas à população nestas áreas de conservação”, adiantou.

A estudante do sexto período de engenharia florestal, Tamires Duraes, 19 anos, mora no bairro Nova Cidade aproveitou a oportunidade para aprender um pouco mais sobre o assunto. “Moro em Queimados e não tinha a menor ideia da quantidade de biodiversidade existente aqui. Já tenho o meu celeiro natural de estudos”, destacou animada. A estudante alertou para a necessidade de imbuir a comunidade escolar nos projetos de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.