sexta-feira, 12 de maio de 2017

Queimados fecha parceria intercontinental em favor da cultura e do esporte

Brasileiros e burquineses vão atuar juntos em frentes culturais, esportivas e comerciais através de projeto de intercâmbio entre as nações

Dine Estela - De uma união intercontinental podem surgir projetos e avanços importantes em áreas culturais, esportivas e econômicas. É que nesta sexta-feira (12), o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, recebeu no Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Roque uma comitiva de Burkina Fasso, liderada pela embaixadora do país no Brasil, Sonia Fatimata Ouedraogo, para selar acordo de cooperação técnica entre as nações, o primeiro do país africano com uma cidade brasileira. 

O acordo prevê trocas de experiências na área de proteção do patrimônio cultural, artesanato e cooperação entre bibliotecas. Além disso, os países também devem apoiar a difusão das produções literárias do outro país, por meio de intercâmbio de escritores, de obras e de trabalhos literários.

Já na parte esportiva, está prevista uma partida amistosa de futebol entre a seleção Burquinense, terceira colocada na última Copa Africana de nações, contra o Queimados FC. Será a primeira vez que a seleção do país africano vai se apresentar em um gramado brasileiro.

O presidente da Associação Brasileira de Comércio Brasil-Bukina Fasso, responsável pela articulação deste intercâmbio entre o país africano e Queimados, Carlos Alberto Antônio, disse que indicou Queimados por ser uma das cidades mais promissoras da região e por possuir um espaço logístico e industrial em ampla expansão.

“Conheço esta cidade desde que era criança. Foi aqui que estudei e me formei e não poderia deixar de fora de um projeto tão promissor para o desenvolvimento cultural e econômico. Estamos expandindo nossos negócios no Brasil e estamos negociando para sermos enredo de uma escola de samba nos próximos anos. Esse intercâmbio veio de acordo com as necessidades culturais dos dois países”, destacou.

Já a Embaixadora, Sonia Fatimata, destacou que o intercâmbio abre portas para vários acordos no futuro. “Estamos abertos para parcerias em todas as áreas. Vamos trabalhar oferecendo cooperação técnica múltipla, afinal o Brasil também tem muito a nos oferecer. Não podemos deixar de agradecer ao senhor Carlos Vilela por nos trazer para conhecer mais este pedacinho do Brasil tão acolhedor assim como o nosso povo” ressaltou.

Troca de experiências

O carinho da embaixadora foi retribuído pelo prefeito de Queimados, Carlos Vilela, ao receber a comitiva com um coquetel, presentes oferecidos pelos artesãos da cidade e até uma exposição de artes do local. “Eles vieram conhecer um pouco da nossa cultura e nós também ficamos muito lisonjeados pela escolha de nossa cidade para fazer parte deste acordo de cooperação técnica. Este é o caminho para driblarmos a crise econômica, através de intercâmbios culturais e econômicos”, enfatizou.

Também participaram do encontro os secretários municipais de Cultura, Marcelo Lessa, de Esporte e Lazer, Julio Coimbra e o de Defesa Civil, Davi Brasil, além de artesãos e outros ativistas culturais da cidade.

O país

Burkina Faso, localizado na África, é uma antiga colônia francesa e um dos países mais pobres do mundo. A economia é baseada na agricultura de subsistência e sua capital é Ouagadougou. O país possui fronteiras com Mali, Nigéria, Costa do Marfim, Gana, Togo e Benim. O país viveu em guerra por mais de 25 anos, e conquistou a paz em 2015.

Um comentário:

  1. Sou profª de História do município de Queimados Profª Fatima Muniz (E.M. Prof. Washington Manoel), e temos em nossa grade curricular do 6º Ano do Ensino Fundamental, o Ensino sobre as civilizações da África, onde O Mali, Togo, Nigéria, etc. fazem parte dos estudos dos nossos alunos e tais países são vizinhos da Burkina Fasso e seria interessante que nós professores de História do município de Queimados pudéssemos ter a honra de conhecer os burquinenses do intercâmbio e sua cultura.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.