sexta-feira, 19 de maio de 2017

Queimados realiza ações contra o abuso e exploração sexual infantil


Palestras, distribuições de panfletos em escolas, praças e prédios públicos foram ponto alto da ação

Leandro Machado - Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para comemorar a data,  a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, durante toda a semana, diversas ações de conscientização nas ruas, praças, escolas e outros aparelhos públicos. As atividades tiveram a parceria do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) e Conselho Tutelar. 

Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a ação alcançou crianças e adultos, através de palestras e panfletagem em locais estratégicos no município. O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, falou sobre a necessidade de manter programas que intensifique o combate aos crimes relacionados às crianças e adolescentes: “Infelizmente não são casos isolados e nós devemos estar atentos a cada momento. Nossas crianças são vulneráveis, mas podemos evitar muitas coisas se ficarmos atentos”, destacou.


Para encerrar as atividades, a Escola Diva Teixeira, no bairro Nova Cidade, recebeu profissionais para uma palestra de conscientização para os cerca de 400 alunos da unidade. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São Jorge também contou com atividades sobre o tema. Equipes dos órgãos envolvidos na ação percorreram as ruas da cidade com cartazes e distribuição de panfletos no comércio e nos sinais de trânsito.


Números assustam

No Brasil, o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil são os principais meios de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. Apenas em 2015 e 2016, 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos foram recebidos pelo Disque 100.

Apenas em 2016 foram 17,5 mil casos. A maior parte das denúncias é referente aos crimes de abuso sexual (72%) e exploração sexual (20%). As demais ligações estavam relacionadas a outras violações como pornografia infantil, sexting, grooming, exploração sexual no turismo, estupro.

Perfil das vítimas

Cerca de 67,7% das crianças e jovens que sofrem abuso e exploração sexuais são meninas. Os meninos representam 16,52% das vítimas. Os casos em que o sexo da criança não foi informado totalizaram 15,79%.

Os dados sobre faixa etária mostram que 40% dos casos eram referentes a crianças de 0 a 11 anos. As faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos correspondem, respectivamente, 30,3% e 20,09% das denúncias. Já o perfil do agressor aponta homens (62,5%) e adultos de 18 a 40 anos (42%) como principais autores dos casos denunciados.

Denúncia

As ligações no Disque 100 são gratuitas, e as denúncias são anônimas. O atendimento é 24h e ocorre inclusive nos domingos e feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.