Medidas que preservam a natureza foram debatidas e explicadas à população em programação no Teatro Metodista
Rafaela Diniz - Reduzir, Reutilizar e Reciclar: esse foi o conceito abordado no Dia Mundial da Reciclagem na tarde desta quarta-feira (17), na programação especial oferecida pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente. A ‘tarde do saber’, realizada no Teatro Metodista, teve como objetivo conversar sobre reciclagem com a população e, principalmente, com os jovens do Município.
Um grupo de alunos do CIEP 341- Vereador Sebastião Pereira Portes apresentou a peça ‘O Luxo do Lixo’, que mostrou e explicou, de maneira divertida, sobre a reciclagem e a maneira correta de descartar o lixo. Logo após, o coral da escola cantou a música Planeta Água, de Guilherme Arantes.
O Secretário da Pasta, José Carlos Leal Nogueira, ressaltou a importância de oferecer conhecimento do tema para a população.
“É preciso que a sociedade faça sua parte, mas também que a Secretaria ofereça o conhecimento para a população. Não adianta nada a gente cobrar sem colaborar. Já temos como recolher lixo, esgoto e óleo usado. Isso gera renda pro Município, permitindo que se tenha mais investimento na área ambiental”, explicou.
Sustentabilidade com responsabilidade
Durante o evento, foram abordados temas como reciclagem animal e vegetal, logística reversa e padrões sustentáveis de produção e consumo. O especialista em Gestão e Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Corrêa Cantalista, explicou um pouco sobre como é feita a coleta de materiais retirados de açougues e supermercados que não podem ser descartados em lixões.
“Os restos bovinos são retirados dos locais e transformados em outros produtos, como farinha, pra fazer rações animais e sebo liquido, pra fazer sabão. Isso é chamado de reciclagem animal. Já a reciclagem vegetal, recolhe o óleo de cozinha usado e o usa para fazer produtos de limpeza doméstica, como o sabão em barra e o detergente”, disse.
O Professor Doutor Adacto Ottoni, Professor Associado e Coordenador do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Engenharia Sanitária e Ambiental da UERJ, falou um pouco sobre a importância da sustentabilidade e porque temos que tomar o máximo de cuidado com a natureza.
“Precisamos dos resíduos sólidos para utilizar seus materiais. Podemos usar a natureza, mas precisamos fazer isso da forma correta, que tem que ser socialmente desejável, economicamente possível e ecologicamente viável”, disse.
O Prefeito Carlos Vilela esteve no evento e parabenizou a equipe da Secretaria, além de agradecer a presença dos convidados e enfatizar a importância de sermos mais responsáveis com o lixo produzido.
“Precisamos continuar ensinando e orientando as pessoas, para aumentar a quantid
ade de lixo reciclado dentro do Município. A população precisa ser um multiplicador, se todos fizerem sua parte, com certeza melhoraremos e cresceremos juntos. Queimados tem tudo pra ser uma cidade sustentável”, afirmou.
ade de lixo reciclado dentro do Município. A população precisa ser um multiplicador, se todos fizerem sua parte, com certeza melhoraremos e cresceremos juntos. Queimados tem tudo pra ser uma cidade sustentável”, afirmou.
Imagens: Thiago Loureiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.