sexta-feira, 12 de maio de 2017

Secretaria da Terceira Idade promove aula especial de ginástica para comemorar o Dia das Mães

Idosas que frequentam pólos de atividades físicas do município se reúnem para praticarem exercícios e confraternizar

Felipe Carvalho - Muitas delas além de mães, já são avós e até mesmo bisavós, como é o caso da moradora do bairro Parque Eldorado, Olga Evaristo de Queiroz, de 76 anos, que tem três filhos, quatros netos e quatro bisnetos. Mas quando o quesito é fôlego e disposição, as idosas mostram que estão com a forma em dia e não deixam a desejar para ninguém. Nesta sexta-feira (12), durante o aulão especial de ginástica relativo ao Dia das Mães, realizado no Ginásio Municipal de Esportes, cerca de 50 mamães que estão na “melhor idade” praticaram exercícios físicos embalados ao som de Michael Jackson, samba, dança da Onda e até o funk da cantora Annita.  Nenhuma ficou parada durante mais de uma hora de atividade que foi encerrada com um belo café da manhã.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Terceira Idade, teve o intuito de unificar e confraternizar os alunos dos quatro pólos de atividades físicas espalhados pela cidade para celebrar antecipadamente o Dia das Mães. Atualmente, os idosos podem praticar atividades físicas ao ar livre às quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30 na Praça dos Eucaliptos, no Centro,  às segundas e quartas, das 8h às 9h, na Praça da Bíblia, às terças-feiras, das 8h às 9h, na Praça Dona Branca e às quartas-feiras, das 7h30 às 8h30 na Praça do bairro Vila Camorim.

As aulas são promovidas pelas profissionais de Educação Física Juliana e Bijuca, que destacam a importância das atividades físicas para tornar os idosos aptos a realizarem tarefas diárias que exigem maior intensidade de força, tais como: subir escadas, carregar objetos, sentar e levantar de alturas relativamente baixas e dar pequenos piques. “Sem contar o papel dos exercícios na prevenção de doenças crônico-degenerativas, tais como: osteoporose e o fator psicológico, desenvolvendo a autoestima”, destacou Bijuca.

De acordo com o secretário de Assuntos Institucionais/Terceira Idade, Carlos Albino, serviços como fisioterapia e psicologia para os idosos podem ser as novidades oferecidas para os idosos do município. “Envelhecer não é fácil, então toda cobertura que pudermos dar para esse segmento será importante, inclusive o auxílio psicológico. Vamos retornar em breve com a ouvidoria para que os idosos possam ser ouvidos, inclusive os casos em que sofrem abusos e são violentados”, destacou. 

Vida nova para a mamãe Olga

Imagens: Felipe Carbalho/ SEMCOM-PMQ
E a dona Olga? Há 15 anos ela é adepta da atividade física. Apesar dos 76 anos,  elasticidade do corpo é para fazer inveja em qualquer menina. Mas nem sempre foi assim. “Tinha muita dor no joelho, vivia quebrando e tendo que engessar sempre. Agora parou. Não sinto mais nada, pelo contrário, tenho é muita disposição”, brincou com um sorriso largo no rosto.

Além dos quatro pólos para a prática de exercícios ao ar livre, o município conta com um Centro de Esporte e Lazer para a Terceira Idade (CELTI), que tem sala de musculação, piscina aquecida, sala de jogos e auditório. Atualmente em fase final de reforma e pintura, o local tem oferecido somente aulas de dança de salão gratuitas, toda quarta-feira, das 15h às 17h. Porém, a prefeitura já está com inscrições abertas para as outras atividades que devem ser retomadas até o fim deste mês. Para se inscrever, basta comparecer ao local (Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu). Informações: 2665-2526

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.