quinta-feira, 11 de maio de 2017

Queimados recebe comitiva de país africano para parcerias no esporte e na cultura


Prefeito Carlos Vilela vai se reunir com a Chefe da Embaixada da Burkina Faso no Brasil, Sonia Fatimata em encontro que pode selar partida amistosa de futebol entre as duas nações

Intermediários do país africano fecham detalhes da reunião com o município
Leandro Machado - Pouco mais de 6 mil quilômetros separam o município de Queimados, na Baixada Fluminense e Burkina Faso, na África. Mas um encontro com autoridades do país africano com representantes da cidade queimadense pode selar o início da união entre eles no esporte e na cultura. A reunião acontecerá nesta sexta-feira (12), no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro São Roque, a partir das 10h e vai contar com a presença da Chefe da Embaixada de Burkina Faso no Brasil, Sonia Fatimata Ouedraogo e do prefeito de Queimados, Carlos Vilela.

Queimados pode ser o primeiro município do Rio de Janeiro a desenvolver esta parceria com o país africano. Um dos pontos do encontro é a ideia de realizar uma partida de futebol entre a seleção Burquinense, terceira colocada na última Copa Africana de nações, com os queimadenses e promover assim uma espécie de intercâmbio esportivo. “Ultrapassar fronteiras e obter novos conhecimentos é fundamental. Vamos receber a embaixadora com muito carinho e estaremos à disposição para fechar parcerias”, destacou o Prefeito Carlos Vilela.

Também estarão na reunião os secretários de Governo, Max Lemos; de Esporte, Júlio Coimbra; e de Cultura, Marcelo Lessa. Além da embaixadora, dois diplomatas de Burkina Faso irão conhecer a cidade de Queimados e participar da reunião. Nesta semana, intermediários do país africano responsáveis pela promoção da reunião, estiveram no município para fechar os últimos detalhes do encontro.

O país

A República do Burkina Faso é um país localizado à África Ocidental, sem saída para o mar, com um território de 274.200 km², um pouco maior que o estado de São Paulo. Sua capital é principal cidade é Ouagadougou. O país possui fronteiras com Mali, Nigéria, Costa do Marfim, Gana, Togo e Benim.

O país foi, desde 1919, parte integrante dos vários territórios que a França possuía na área, compondo a África Ocidental Francesa (AOF), sendo organizadas várias vezes como uma unidade colonial francesa que recebia o nome de Alto Volta (referência à parte superior do rio Volta, que fica quase todo dentro das fronteiras de Burkina). A única língua oficial e nacional é o francês. O país viveu em guerra por mais de 25 anos, e conquistou a paz em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.