segunda-feira, 15 de maio de 2017

“Dia D” contra a gripe Influenza tem procura abaixo do esperado nos postos de saúde de Queimados

Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para a importância da campanha de vacinação que vai até o próximo dia 26 e estima atender 32 mil moradores na cidade 

Jéssica Moreira - Em concordância com o calendário proposto pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados pretende proteger mais de 32 mil queimadenses contra a gripe Influenza até o dia 26 de maio. Para isso, 19 unidades de saúde funcionaram no último sábado (13) em função do “Dia D”, quando aconteceu a mobilização contra a doença em todo o país. Porém, apenas 1306 moradores foram imunizados na oportunidade, totalizando 5406 queimadenses vacinados até o momento.

De acordo com a secretária de saúde, Dra. Lívia Guedes, com a chegada de temperaturas mais baixas, é indispensável para o público-alvo específico da campanha procurar uma unidade de saúde pública para se precaver.

“Nessa época do ano ficamos mais vulneráveis aos vírus da gripe e as crianças e idosos são alguns dos que mais sofrem com a doença, por isso, é preciso conscientizar a população da importância da vacina”, declarou a gestora.

Imagens: Luiz Ambrósio/ SEMCOM-PMQ
Capaz de proteger contra os três subtipos do vírus mais comuns da gripe no Brasil (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), a vacina deve ser repetida todos os anos pelos grupos mais vulneráveis da população - crianças menores de 5 anos, idosos, portadores de doenças crônicas, por exemplo -, já que o vírus passa por constantes mutações e a imunidade contra ele diminui gradativamente com  o tempo. Vale ressaltar que quem tem alergia severa a ovo não pode tomar a vacina. Para dúvidas e informações, basta entrar em contato com o setor de imunização do município pelo 2665-5151.

Público-alvo da campanha:

• Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
• Idosos (a partir de 60 anos)
• Profissionais da saúde
• Povos indígenas
• Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
• Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
• Professores de escolas públicas ou privadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.