sexta-feira, 19 de maio de 2017

Estudantes aprendem na prática a serem prudentes no trânsito

Alunos de escola municipal de Queimados visitam a cidade cenográfica de Transitópolis, onde o trânsito é tratado com todo o respeito

Dine Estela - Diz a crença popular que o que se aprende de criança, se carrega para a vida inteira. Seguindo à risca esse ditado, a Secretaria de Educação de Queimados levou na última quinta-feira, 19, um grupo de 40 crianças da Escola Municipal Doutor Cledon Cavalcante para conhecerem a cidade cenográfica de Transitópolis, em Mesquita. Lá, a garotada teve uma aula prática de educação no trânsito e atitudes que parecem simples, como olhar para os dois lados na hora de atravessar a rua, foram estimuladas a fim de garantir o deslocamento com maior segurança desde a infância.

A cidade de Transitópolis foi criada dentro do 20º BPM (Mesquita) e vem ajudando crianças a serem pedestres mais prudentes no trânsito. Lá, os alunos aprendem a importância de atravessar a rua na faixa de pedestres, a respeitar as placas de sinalização e os sinais de trânsito. Além disso, recebem orientações quanto ao uso das passarelas. 

“É uma forma de dinamizarmos nossas atividades pedagógicas. Os alunos gostam e aprendem conhecendo na prática como funciona o sistema de trânsito. É uma forma muito mais estimulante de aprender”, acredita o secretário de Educação, Lenine Lemos.

De acordo com o instrutor Cristiano Morais, a finalidade do espaço é justamente receber alunos de diversas cidades para aulas sobre educação no trânsito. “Essa cidade faz parte do projeto Criança Viva e existe desde 1998. Já recebemos mais de 120 mil crianças e nosso maior orgulho é saber que elas saem daqui com uma consciência da importância da disciplina no trânsito”, enfatizou.  Depois de mais de duas horas de aula, os alunos receberam um lanche, cartilhas e gibis de reforço sobre educação no trânsito. O Material também foi enviado para a escola gratuitamente.

Estudante do quinto ano da Escola Municipal Cledon Cavalcante, Robson Kauan, de 10 anos, era um dos mais animados da turma. Ele diz que aprendeu que na hora de atravessar a rua tem que olhar para os dois lados e sempre usar a faixa de pedestres. “Sempre que saio com a minha mãe, a  gente usa a faixa de pedestres. Eu também gosto de usar a passarela e ver tudo lá do alto”, brincou. “Uma brincadeira que não gera risco de vida”, completou o instrutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.