segunda-feira, 8 de maio de 2017

Queimados promove conferência para discutir políticas públicas de saúde para as mulheres

Encontro definiu os representantes do município na Conferência Regional que será realizada no dia 19 deste mês em Mesquita

Jéssica Moreira - Mais de 100 pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Queimados, que teve como tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integridade com Equidade” e foi realizada no último sábado (6) pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde no auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI).

Com o objetivo de discutir políticas públicas gratuitas e de qualidade nos âmbitos municipal e regional, o evento foi representado por diversos segmentos da sociedade civil e contou com a presença do prefeito Carlos Vilela, da primeira-dama Lúcia Vilela, da Secretária Municipal de Saúde Dr Lívia Guedes, de membros do Conselho Municipal de Saúde e de vereadores de Queimados.

“Estamos unidos por uma saúde de qualidade. Da medicina preventiva ao tratamento de doenças que atrapalham e até tiram a vida das mulheres. Conferências são oportunidades únicas de pensarmos a saúde de forma conjunta e aberta”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes.

Assuntos como a desigualdade de gênero, a violência contra a mulher, a negligência no atendimento médico das gestantes, foram abordados durante o cronograma que envolveu palestras, plenária para perguntas, trabalhos em grupo e eleição dos doze delegados que vão representar o município na Conferência da Região da Metropolitana I, no dia 19 de maio, em Mesquita.

Uma das integrantes da mesa de abertura do encontro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Queimados, Maria da Penha Oliveira, destacou a importância do debate de temas relacionados ao atendimento da mulher.

“Não estamos ‘perdendo’ um sábado, estamos ganhando na saúde. Quantas propostas já foram aprovadas para a melhoria da saúde das brasileiras graças aos trabalhos dos Conselhos em parceria com a gestão? Quantas mulheres morrem todos os dias por negligência? É exatamente para traçar políticas efetivas nas três esferas de governo que esse tipo de evento acontece”, declarou.
Imagens: Simone Silva/ SEMCOM - PMQ

O Prefeito Carlos Vilela também frisou a relevância da atenção às mulheres como um todo, ao afirmar que “as mulheres são a base de todo homem, precisam ser vistas como indivíduos essenciais à sociedade e devem ser bem assistidas em todas as áreas, principalmente no que diz respeito à saúde e ao bem-estar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.