Encontro definiu os representantes do município na Conferência Regional que será realizada no dia 19 deste mês em Mesquita
Jéssica Moreira - Mais de 100 pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Queimados, que teve como tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integridade com Equidade” e foi realizada no último sábado (6) pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde no auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI).
Com o objetivo de discutir políticas públicas gratuitas e de qualidade nos âmbitos municipal e regional, o evento foi representado por diversos segmentos da sociedade civil e contou com a presença do prefeito Carlos Vilela, da primeira-dama Lúcia Vilela, da Secretária Municipal de Saúde Dr Lívia Guedes, de membros do Conselho Municipal de Saúde e de vereadores de Queimados.
“Estamos unidos por uma saúde de qualidade. Da medicina preventiva ao tratamento de doenças que atrapalham e até tiram a vida das mulheres. Conferências são oportunidades únicas de pensarmos a saúde de forma conjunta e aberta”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes.
Assuntos como a desigualdade de gênero, a violência contra a mulher, a negligência no atendimento médico das gestantes, foram abordados durante o cronograma que envolveu palestras, plenária para perguntas, trabalhos em grupo e eleição dos doze delegados que vão representar o município na Conferência da Região da Metropolitana I, no dia 19 de maio, em Mesquita.
Uma das integrantes da mesa de abertura do encontro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Queimados, Maria da Penha Oliveira, destacou a importância do debate de temas relacionados ao atendimento da mulher.
“Não estamos ‘perdendo’ um sábado, estamos ganhando na saúde. Quantas propostas já foram aprovadas para a melhoria da saúde das brasileiras graças aos trabalhos dos Conselhos em parceria com a gestão? Quantas mulheres morrem todos os dias por negligência? É exatamente para traçar políticas efetivas nas três esferas de governo que esse tipo de evento acontece”, declarou.
Imagens: Simone Silva/ SEMCOM - PMQ |
O Prefeito Carlos Vilela também frisou a relevância da atenção às mulheres como um todo, ao afirmar que “as mulheres são a base de todo homem, precisam ser vistas como indivíduos essenciais à sociedade e devem ser bem assistidas em todas as áreas, principalmente no que diz respeito à saúde e ao bem-estar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.