sexta-feira, 5 de maio de 2017

Cor e diversão a serviço da medicina

Prefeitura de Queimados inaugura sala multidisciplinar infantil para auxiliar tratamento em diversas especialidades  

Jéssica Moreira - Muita cor e diversão à disposição da medicina: esse é o conceito da sala multidisciplinar infantil, inaugurada nesta sexta-feira (5) pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlos Vilela, do vice-prefeito Machado Laz, da Secretária de Saúde Lívia Guedes e de vereadores e secretários municipais, entre eles  o de Governo Max Lemos.

Bonecos, jogos de tabuleiro, carrinhos, histórias em quadrinhos, aparelhos de som, TV e muitas cores espalhadas pelo alfabeto montado no chão e nas paredes formam o espaço que atenderá cerca de 100 pacientes da unidade com idade até 17 anos.

Enfermagem, psicologia, nutrição, neuropediatria, endocrinologia, genética são as áreas que farão uso do espaço, idealizado pela psicóloga Marlucy Tinoco. Ela conta que crianças não costumam se interessar pela terapia e, por isso, um espaço lúdico é essencial para o tratamento. 

“O local utilizado para consultas é fundamental para que a criança e o adolescente se sintam à vontade para se abrirem. Numa sala como essa, toda equipada e com ambiente alegre, as brincadeiras facilitam a interação, o aprendizado e o diálogo entre médico e paciente. Estou muito feliz por ver esse projeto sair do papel aqui no CETHID, pois é um avanço que ultrapassa os limites de Queimados, atendendo toda a Baixada Fluminense”, declarou emocionada.

Para o prefeito Carlos Vilela “o trabalho multidisciplinar é um fator chave para a evolução dos pacientes, e com esse espaço, tudo vai funcionar melhor para nossas crianças”, acredita.

Pediatra de formação, a Secretária da Pasta Drª Lívia Guedes comemorou o início dessa fase de cuidados específicos com os pequenos na unidade que é referência na Baixada Fluminense.

“A linguagem das crianças é única e precisa ser observada para o desenvolvimento do tratamento. Nesse espaço com certeza as informações passadas pelos profissionais de saúde serão melhor absorvidas pelos pacientes. Agradeço muito ao prefeito Vilela por todo o apoio dessa gestão na causa da saúde”, concluiu.

Solidariedade entre os colaboradores

Imagens: Rafaela Diniz/ SEMCOM-PMQ
Foram dois meses de preparação do espaço que contou com a ajuda de colaboradores da própria unidade, um dos quais, Maurício Figueira, 56, funcionário da manutenção que foi homenageado durante a cerimônia de inauguração pelo seu empenho em entregar a sala pronta para o uso dos pacientes.

“Faço sempre meu trabalho com amor, é algo natural pra mim. Estou trabalhando na unidade há quase dois anos e vejo que aqui a solidariedade ainda existe, os funcionários abraçam mesmo a causa de cuidar melhor das pessoas”, declarou feliz.

Serviço:

Local: CETHID (R. Onze, s/n - Pacaembu, Queimados) 
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: 2665-6952

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.