quarta-feira, 31 de maio de 2017

Secretaria de Saúde presta contas em Queimados

Apresentação foi em relação ao primeiro quadrimestre de 2017. Mais de 141 mil procedimentos em atenção básica é destaque

Leandro Machado - Com o objetivo de manter a transparência em relação aos serviços prestados à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, na Baixada Fluminense, apresentou sua prestação de contas em Audiência Pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores da cidade na noite da última terça-feira (30). Na sessão foram apresentadas as ações da pasta referentes ao primeiro quadrimestre de 2017, início de gestão da secretária da pasta, Dr. Lívia Guedes. 

O relatório foi apresentado pelo subsecretário Adjunto de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Uilen Barbosa, e mostrou, apesar da grave crise financeira que afeta o país e a diminuição de recursos repassados para os municípios ultimamente, números satisfatórios em relação às ações desenvolvidas. A Prestação de Contas é realizada obrigatoriamente pela Secretaria Municipal de Saúde três vezes ao ano, a cada término de quatro meses de trabalho. 

A secretária municipal de Saúde, Doutora Lívia Guedes, fez uma análise destes quatro primeiros meses de governo e destacou a luta por um sistema de saúde de qualidade: “Com muito trabalho e determinação estamos conseguindo avançar. Em um quadrimestre, nós estamos conhecendo as demandas da rede e a tendência é melhorar cada vez mais. Mostramos aqui que o trabalho não parou um só dia e os cidadãos podem esperar, a cada dia, uma melhora no atendimento”, ressaltou.

Nestes quatro primeiros meses, as 18 unidades de atenção básicas de saúde, distribuídas por diversos bairros do município, realizaram 141.902 procedimentos. Não contam neste total o Centro Médico da Pedreira.  Somente a unidade que está atendendo provisoriamente no bairro Pacaembu,  realizou 17.259 atendimentos neste período. Já a produção ambulatorial em toda a rede se aproxima dos 470 mil.

Na prestação de contas, um dos destaques foi a intensificação do programa de imunização no município. No total, mais de 18 mil doses foram distribuídas à população. O subsecretário Adjunto de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Uilen Barbosa, destacou a importância da vacinação contra a Febre Amarela e ressaltou a boa procura no município: “Já aplicamos 3.744 doses da vacina em Queimados. É um resultado a se comemorar, pois é fruto de um grande trabalho de conscientização”, disse.

Referência na região

Referência na região metropolitana do Rio, o CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) atende, além dos queimadenses, a população de mais 12 municípios. Segundo o relatório apresentado, nos quatro primeiros meses de 2017, a unidade realizou 146.615 atendimentos. Deste total, 51,39% foi para a população de Queimados e os demais são recepções a pacientes de outras cidades. Nova Iguaçu é o principal visitante com 6.612 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2017. Em seguida vem São João de Meriti (5,35%) e Japeri (3,14%).

Fotos: Luiz Ambrósio
-- 

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.